O presidente da Câmara de Lisboa acusa o atual Governo e o anterior de desvalorizarem a falta de segurança nas ruas da capital. Depois da reportagem da SIC, que dava conta do aumento do tráfico e do consumo de drogas na zona histórica da capital, Carlos Moedas exige reforço policial e avisa que a cidade perdeu 1300 agentes da PSP nos últimos 14 anos.
Uma operação policial, a meio da manhã, estragou o negócio aos traficantes.Coisa rara, segundo os moradores, em pleno Rossio, onde há muito o tráfico e o consumo deixaram de se esconder.
O presidente da Câmara Municipal de Lisboa admite o aumento da insegurança nas ruas e acusa o atual Governo e o anterior de desvalorizarem o que se passa na capital.
“É evidente que há crimes que estão a ser cometidos até de uma forma mais violenta”, reconheceu, esta terça-feira.
“Eu pedi ao anterior governo e peço a este Governo: é necessário ter mais polícia em Lisboa – e polícia visível. É necessário ter mais esquadras”, declarou Carlos Moedas.
Nos últimos 14 anos,afirmao autarca, a cidade perdeu centenas de agentes da PSP nas ruas.
“Em 2010, em Lisboa, havia 8 mil polícias. Hoje, em 2024, são 6700”, disse. “Isto não pode funcionar.”
Carlos Moedas reitera que apolícia municipal não pode ser apenas uma polícia administrativa e pede reforço de meios. “Tenho 400 polícias municipais e posso ter até 600. Pedi 200”, sublinhou. Aqueles que recebeu, diz, foram apenas 25. “Não chega.”
Os traficantes vão vendendo cocaína e heroína em frente a milhares de turistas e sem receio de serem apanhados. Os moradores desesperam.
“É um bocadinho assustador e há muitas pessoas que têm medo de passar”, admite uma moradora, que não quer ser identificada.
Contactada pela SIC, a PSP refere que foram detidas 14 pessoas no centro de Lisboa, por tráfico, e que há várias operações em curso.
No Largo de São Domingos, no Rossio, um dos principais rostos da capital e agora também do tráfico, o negócio parou, esta terça-feira, mas quem aqui mora receia que nos próximos dias tudo volte ao que era.