País

Imigração: 37 organizações enviam carta aberta ao Governo a pedir mudanças

A carta aberta foi enviada ao Governo por 37 organizações da sociedade civil, como A Fundação Fé e Cooperação, a Cáritas e os Médicos do Mundo. As entidades pedem que as politicas de imigração respeitem os direitos humanos.

Loading...

Dezenas de organizações da sociedade civil enviaram uma carta aberta ao Governo para exigirem mudanças nas políticas de imigração. Alertam para o discurso de ódio e a instrumentalização dos imigrantes por parte dos politicos.

Com o tema da imigração na agenda politica, a sociedade civil quer fazer parte da solução.

"Apelamos que o tema e o debate sejam centrados no que é a prioridade, que são as pessoas", afirma Ana Patrícia Fonseca, da direção da Fundação Fé e Cooperação.

A Fundação Fé e Cooperação, a Cáritas e os Médicos do Mundo são algumas das 37 organizações que enviaram uma carta aberta aos ministros da Presidência, da Administração Interna e dos Negócios Estrangeiros a pedir que as politicas de imigração respeitem os direitos humanos.

Apesar da atualidade do documento, esclarecem que o processo estava já a ser preparado por entidades que diariamente trabalham com imigrantes e refugiados e deixam recomendações: acesso a cuidados de saúde, habitação digna, apoio legal, acompanhamento contínuo.

Perante as criticas, a AIMA responde que se limita a concretizar as politicas do Governo e que está a ser feito um reforço para permitir os 6 mil atendimentos diários.