País

Serra da Estrela: estrada parcialmente fechada para obras durante quatro meses

O acesso estará encerrado entre as 10h00 e as 16h00. Objetivo das obras é criar barreiras de contenção para evitar a queda de pedras.

Loading...

A Estrada Nacional 338 que liga Manteigas à zona dos Piornos, na Serra da Estrela, vai ser aberta ao trânsito sem limitações depois das obras para prevenir a queda de pedras para a via. A colocação de redes ao longo da encosta é considerada pelos técnicos a solução definitiva para resolver o problema.

A melhoria do estado do tempo permitiu dar início aos trabalhos para a colocação das redes de contenção da encosta ao longo da estrada, após dois anos de circulação condicionada devido à sucessiva queda de pedras.

A estrada que atravessa o vale glaciar do Zêzere, um dos principais pontos turísticos da Serra da Estrela, é também o acesso de eleição de Manteigas ao ponto mais alto da montanha.

Depois de identificadas as zonas de maior risco, a autarquia com o apoio técnico da Infraestruturas de Portugal assume a realização da obra que depois de concluída vai permitir a circulação nos 12 quilómetros de percurso sem constrangimentos.

Até lá devido à complexidade dos trabalhos, o acesso estará encerrado entre as 10h00 e as 16h00.

Os trabalhos vão prolongar-se por cerca de quatro meses, e a alternativa poderá ser uma estrada florestal, a chamada estrada da Serra de Baixo, mas apenas para veículos todo o terreno: o percurso em terra batida é irregular e precisa de melhoramentos.

Mais Vistos do