O azeite produzido por uma empresa familiar em Vilar Torpim, no concelho de Figueira Castelo Rodrigo, foi distinguido como o melhor azeite biológico do país, no concurso nacional de azeites. Foi também premiado no Japão num dos mais prestigiados concursos internacionais.
O olival estende-se por 15 hectares, que produzem cerca de 4 mil litros de azeite. É lá que crescem três variedades de azeitonas, que resultam num azeite virgem extra de categoria superior agora reconhecido pelos especialistas.
As características do azeite, produzido numa pequena aldeia, valeram-lhe a medalha de ouro para melhor azeite biológico do país, na categoria “frutado”, no concurso nacional realizado em Santarém, assim como a medalha de prata num dos mais prestigiados concursos internacionais que decorreu no Japão.
É o reconhecimento do trabalho e dedicação na produção de azeite de excelência que nasce em olivais centenários. A herança familiar é acarinhada pelas novas gerações e há caminho aberto para novos investimentos.