País

Álvaro Santos Pereira, o ministro da Troika que vai governar o Banco de Portugal

Ex-ministro da Economia no governo de Passos Coelho, Santos Pereira destacou-se pelas reformas durante o período da troika. Após deixar o Governo, ingressou na OCDE, onde assumiu o cargo de economista-chefe.

Loading...

Doutorado em Economia, Álvaro Santos Pereira deu aulas em várias universidades internacionais, mas foi como ministro do governo de Passos Coelho que ganhou reconhecimento público.

Álvaro Santos Pereira não é militante do PSD, mas tornou-se conhecido quando foi ministro da Economia no executivo PSD-CDS, liderado por Pedro Passos Coelho, que tinha Luís Montenegro na liderança parlamentar.

Durante o mandato, destacou-se pelo uso frequente do sorriso, mesmo quando era acusado de complicar. Defendeu as reformas aplicadas durante o período da troika e negociou os cortes nas indemnizações por despedimento.

Em 2014, ingressou na OCDE e, há cerca de um ano e meio, assumiu o cargo de economista-chefe da organização.

Foi nessa função que deu uma entrevista ao semanário Expresso, em que afirmava estar feliz com o que fazia e recusava comentar a hipótese de vir a liderar o Banco de Portugal.

Há pouco mais de duas semanas, escusou-se a responder diretamente à pergunta sobre se Mário Centeno tinha sido ou não imparcial no exercício do cargo.

Na mesma entrevista, afirmou que a imigração é necessária, mas que faz sentido olhar com atenção para quem fala português, pois facilita o processo de integração. Partilhou ainda a sua visão sobre os extremismos.

Aos 53 anos, Álvaro Santos Pereira regressa agora a Portugal para liderar o Banco de Portugal.

Mais Vistos do