País

Turista relata cenário caótico: "Havia imenso pó e não conseguimos ver nada inicialmente"

Uma turista explica o aparato vivido nos Restauradores na quarta-feira à tarde, depois do Elevador da Glória ter descarrilado.

Loading...

Uma turista que se encontrava na zona dos Restauradores quando o Elevador da Glória descarrilou relata ter ouvido uma "grande explosão". Imediatamente pensou que pudesse ter sido "um incêndio" ou um "acidente de carro" e só quando se aproximou do local é que percebeu o que se tinha passado.

"Eu estava aqui quando aconteceu. Tínhamos ido visitar Sintra e vínhamos da Estação do Rossio, o nosso hotel é já aqui acima. Quando íamos a passar aqui, ouvimos uma grande explosão. Não sabíamos o que tinha acontecido, pensámos que era um incêndio ou uma acidente de carro, mas viemos até aqui e vimos que era o elevador", relembra.

Recorda que o cenário no local era caótico. "Havia imenso pó... não conseguimos ver nada inicialmente. Depois, havia imensa confusão aqui à volta, pessoas a chorar e pessoas feridas".

"Esperamos aqui até as ambulâncias, a Polícia e os bombeiros chegarem", conta à SIC.

O último balanço das autoridades aponta para 17 mortos e 21 feridos. O Instituto de Medicina Legal reforçou as equipas para acelerar as autópsias, que garante estarem concluídas até ao final da manhã de quinta-feira.

O Governo decretou um dia de luto nacional e Carlos Moedas três para Lisboa na sequência do acidente que é já manchete em jornais de referência pelo mundo fora.