O Ascensor da Nazaré vai estar encerrado, a partir desta quarta-feira, por tempo indeterminado, devido a motivos técnicos e de segurança.
Em comunicado, a Câmara Municipal da Nazaré refere que não há "data prevista para a sua reabertura" e que a medida "decorre da necessidade de avaliação nacional dos equipamentos de transporte por cabo, medida preventiva que visa assegurar que o ascensor mantém todas as condições de operação em segurança".
De acordo com os Serviços Municipalizados da Nazaré, o ascensor foi alvo de inspeções "realizadas por entidades externas competentes - nomeadamente o CATIM e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) - " nos últimos meses, "sem que tenham sido levantadas reservas à sua utilização".
"Durante este período, será assegurado o transporte alternativo de passageiros por autocarro, com horários previamente definidos, de forma a garantir a mobilidade entre a Praia e o Sítio", pode ler-se no comunicado publicado no site oficial da autarquia.
Acidente no Elevador da Glória fez 16 mortos
Há exatamente uma semana, no dia 3 de setembro, dezesseis pessoas morreram no descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa. Das 22 vítimas que ficaram feridas, oito permanecem internadas.
As vítimas mortais, oito homens e oito mulheres, tinham idades compreendidas entre os 36 e os 82 anos e eram de nacionalidade portuguesa (cinco), britânica (três), sul-coreana (duas), canadiana (duas), suíça (uma), francesa (uma), ucraniana (uma) e norte-americana (uma).
Atualmente, todos os funiculares de Lisboa estão encerrados, sem previsão de abertura, numa altura em que decorre a investigação para saber o que aconteceu no dia do acidente. O Ministério Público informou, na terça-feira, que já tinha começado a ouvir as testemunhas.