País

Secretário de Estado da Agricultura nega conhecimento de investigação por suspeitas de corrupção

O secretário de Estado da Agricultura está a ser investigado por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais. À SIC, João Moura diz que não tem conhecimento da investigação. O primeiro-ministro afirma que uma denúncia anónima não é suficiente para afastar alguém das funções.

Loading...

Foi o homem forte da distrital do PSD em Santarém, depois deputado e vice-presidente da bancada. No primeiro governo de Luís Montenegro, João Moura foi escolhido para Secretário de Estado da Agricultura e este ano voltou a assumir a pasta.

Está agora a ser investigado por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais. Em causa estão duas empresas de que é sócio com a mulher, com movimentações financeiras que terão chamado a atenção das autoridades.

Na Golegã, uma das empresas, a Quadrado ao Metro, terá adquirido um imóvel de luxo ligado ao agroturismo, onde foram investidos cerca de 600 mil euros. A Polícia Judiciária (PJ) pediu informações à autarquia.

PM diz desconhecer investigação

Contactado pela SIC, João Moura diz que não tem conhecimento de nenhuma investigação. O primeiro-ministro também não.

O Secretário de Estado e a mulher, Ana Raquel Rodrigues, tinham cada um 50% da empresa, mas antes de assumir funções no governo, João Moura terá suspenso a quota que tinha e não terá comunicado a suspensão à Entidade da Transparência, assim como a compra do imóvel, por estar em nome da empresa.

Chega quer ouvir João Moura no Parlamento

O Chega quer ouvir o Secretário de Estado da Agricultura no Parlamento. Há três anos, quando era deputado, um contrato entre a empresa Quadrado ao Metro e a Câmara de Leiria levantou dúvidas.

Na altura, a comissão de transparência concluiu que, uma vez que a quota de João Moura estava suspensa, não havia incompatibilidade com o cargo.

Mais Vistos
Mais Vistos do