País

Montenegro garante: "Governo não interveio em nenhum ato" de venda de armamento a Israel

Questionado pelos jornalistas, esta manhã em Chaves, o primeiro-ministro afirmou que "o Governo não interveio em nenhum ato" que possa ser entendido como venda de armamento militar a Israel, na escala das aeronaves dos Estados Unidos nas Lajes.

Loading...

Luís Montenegro disse não ter conhecimento de qualquer resposta ao protesto formal apresentado pelo Governo pelo tratamento aos ativistas portugueses detidos por Israel.

Luís Montenegro foi questionado sobre vários temas de atualidade à margem de uma iniciativa de campanha autárquica em Chaves, nomeadamente sobre a escala na Base das Lajes, nos Açores, de três aeronaves F-35 que foram vendidas pelos EUA a Israel, sem conhecimento prévio do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

O primeiro-ministro começou por dizer que o tema já foi "clarificado" por si e pelo ministro, mas aproveitou a pergunta para "clarificar" um aspeto".

"Nós não interviemos em nenhum ato que pudesse ser entendido como uma venda de armamento a Israel. Isso não aconteceu. Aconteceu uma escala, creio que de três aviões, a informação que tenho, não propriamente de armamento militar", afirmou.

Na mesma ocasião, foi questionado se já havia resposta de Israel ao protesto formal apresentado pelo Governo pelo tratamento dado aos ativistas portugueses, mas disse não ter informação.

Com Lusa