País

Violência de filhos contra pais representa mais de 30% dos casos de violência doméstica este ano

Os dados são avançados pelo Diário de Notícias. São mais de 3700 casos de um total de quase 11 500. A PSP acredita que não se trata de um aumento da violência. Diz que se deve a mais denúncias e maior atenção para o fenómeno.

Violência de filhos contra pais representa mais de 30% dos casos de violência doméstica este ano
Michael Blann

Mais de 30% dos casos de violência doméstica registados pela PSP no primeiro semestre do ano são referentes a violência de filhos contra pais. Os dados, avançados pelo Diário de Notícias, mostram que das 11.445 ocorrências registadas, 3734 são crimes filioparentais. 

Os dados são ainda provisórios, mas já revelam um aumento substancial comparativamente a 2024, altura em que foram registados 881 casos. Mas não só em relação ao ano passado. Tanto em 2022 como 2023, a percentagem de ocorrências não chegou aos 7%. 

Aliás, compara o Diário de Notícias, desde 2007, altura em que a violência doméstica passou a ser classificada com crime autónomo, os crimes de filhos contra pais, segundos os dados dos Relatórios de Segurança Interna (RASI) passaram os 10%. 

No entanto, a PSP acredita que não se trata de um aumento da violência, mas sim de mais denúncias e maior atenção para o fenómeno. Ao jornal, o intendente, Hugo Guinote, diz que a PSP tem "estado a registar cada vez mais denúncias de um ano para outro”, no entanto, “isso não quer dizer, atenção, que tenhamos mais violência". 

"A nossa firme convicção é que, sendo cada vez mais falada a violência de filhos contra pais, estejamos a assistir a uma desocultação do fenómeno, com os reportes a chegar não só das vítimas mas também dos familiares e filhos".