O Governo criou uma 'task force' para resolver os problemas no controlo de passaportes do aeroporto de Lisboa e que tem causado horas de espera a milhares de passageiros. A equipa quer reduzir em breve a espera para "no máximo 75 minutos".
Em declarações exclusivas à SIC, em Londres, o secretário de Estado do Turismo diz esperar que a situação no principal aeroporto do país normalize até ao Natal.
Pedro Machado quer que, nos próximos 100 dias, as pessoas esperem no máximo 75 minutos. Depois, a espera deve reduzir até 55 minutos de tempo máximo.
As longas esperas no aeroporto de Lisboa para passageiros extracomunitários estão a gerar alerta no setor do turismo. Há meses que os passageiros enfrentam longas filas, mas a situação agravou-se em outubro com o novo sistema europeu para entradas e saídas no espaço Schengen.
O novo sistema europeu de controlo de passaportes tem atrasado o processo, afetando cerca de 35 mil passageiros por dia só em Lisboa, segundo a Associação da Hotelaria em Portugal.
Equipa de controlo de fronteiras terá de enviar relatórios diários ao Governo
A nova equipa criada para gerir os fluxos de passageiros no controlo de fronteiras dos aeroportos de Lisboa e Faro vai ter de informar o Governo, diariamente, sobre o progresso quanto à diminuição dos tempos de espera.
O Executivo exige à equipa coordenada pela PSP que comunique os tempos de espera diários, assim como quaisquer incidentes que ocorram nas partidas e chegadas dos aeroportos.
A informação está a ser avançada pelo jornal ECO, que adianta que em períodos de grande pressão serão ativados planos de contingência e reforço de meios.
