País

Bebé nasce em ambulância a caminho do hospital de Portimão, onde grávida tinha estado horas antes

O caso aconteceu numa noite em que a urgência de obstetrícia do hospital de Faro estava encerrada.

Loading...

Nasceu mais um bebé numa ambulância. Desta vez, aconteceu na berma da A22, no Algarve, a caminho do hospital de Portimão, na passada sexta-feira.

A grávida, de 40 semanas, tinha estado nessa mesma tarde na unidade de saúde, mas foi mandada para casa. Horas mais tarde, começou a sentir contrações.

O companheiro acabou por pedir socorro à base do INEM em Loulé, mas a caminho de Portimão, a cerca de cinco quilómetros do hospital, o bebé nasceu dentro da ambulância.

O caso, revelado pelo Correio da Manhã, aconteceu numa noite em que a urgência de obstetrícia do hospital de Faro estava encerrada.

Partos em ambulâncias aumentou significativamente em 2025

Segundo os dados do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) enviados à Lusa, até meados de setembro deste ano já se registaram 32 partos em ambulâncias - um valor que ultrapassa o total anual de cada um dos três anos anteriores.

Em 2022 tinham sido contabilizados 25 partos em ambulâncias, em 2023 foram 18 e, em 2024, 28. A estes números juntam-se ainda dois partos recentes assistidos pelos Bombeiros da Moita, elevando o total de casos fora do hospital.

Considerando todos os partos em contexto pré-hospitalar (ambulâncias, via pública e domicílios), o INEM registou 154 entre o início do ano e meados de setembro. Nos anos anteriores, os valores foram ligeiramente superiores: 169 em 2022, 173 em 2023 e 189 em 2024, sendo a maioria ocorrida em casa.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2024 ocorreram 84.059 partos em Portugal.