A visita do Presidente da República a Espanha, que estava marcada para a próxima semana, vai ser adiada. Em causa poderá estar também uma outra deslocação de Marcelo Rebelo de Sousa ao Vaticano.
Por motivos de saúde, o Chefe de Estado poderá ter de cancelar duas visitas oficiais ao estrangeiro, que estavam agendadas para as próximas semanas. Estava previsto que Marcelo Rebelo de Sousa fosse a Espanha de dia 10 a dia 12 deste mês de dezembro e ao Vaticano nos dias 14 e 15.
Em comunicado, a embaixada portuguesa em Espanha dá como confirmado o adiamento da deslocação ao país vizinho.
"Informa-se que a visita de Estado de Sua Excelência o Presidente da República a Espanha, agendada para os dias 11, 12 e 13 de dezembro, foi adiada por motivos de saúde. Nessa conformidade, foi igualmente adiada a receção em honra dos Reis de Espanha", é referido na nota divulgada pela embaixada.
Resta ainda saber se também a visita do Presidente português ao Vaticano será cancelada.
Marcelo deverá ter alta esta quarta-feira
Um problema de saúde obrigou, esta segunda-feira, à hospitalização de Marcelo Rebelo de Sousa. O Chefe de Estado foi operado a uma hérnia encarcerada, do Hospital de São João, no Porto. A cirurgia "correu bem" e, se não houver nenhum problema, o Presidente da República deverá ter alta esta quarta-feira de manhã, segundo a presidente do Conselho de Administração do Hospital de São João.
Após ter alta, o Presidente da República deverá cumprir um repouso de duas semanas, mas não será substituído no cargo.
Já esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu as visitas do primeiro-ministro, Luís Montenegro, e do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco.
