Política

Presidente Marcelo está "muito bem disposto e otimista", afirma Aguiar-Branco

Presidente da Assembleia da República e primeiro-ministro visitaram esta terça-feira Marcelo Rebelo de Sousa no Hospital de São João. José Pedro Aguiar-Branco diz ter encontrado o Presidente da República "muito bem disposto" e "otimista".

Loading...

O Presidente da Republica está "muito bem disposto" e "otimista", afirmou o presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, que visitou, na companhia do primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa ao início da tarde desta terça-feira.

"Podemos estar todos muito tranquilos. (...) " [Os portugueses] podem ficar descansados que não vão ter o presidente da Assembleia da República como Presidente", disse Aguiar-Branco quando questionado pelos jornalistas sobre se vai substituir Marcelo Rebelo de Sousa no cargo.

Depois falou Luís Montenegro, que deixou elogios ao papel do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que "fez a sua parte com competência e espírito de missão".

O primeiro-ministro defende que o caso do Presidente da República é um bom exemplo da capacidade de resposta do SNS.

Cirurgia ao Presidente "correu bem", deverá ter alta amanhã

O Presidente da República foi admitido esta segunda-feira nas urgências do Hospital de São João, no Porto, onde foi operado a uma hérnia encarcerada, uma cirurgia que "correu bem".

Marcelo Rebelo de Sousa passou bem a noite e deverá ter alta esta quarta-feira de manhã, adiantou, na mesma conferência de imprensa Maria João Baptista, presidente do conselho de administração da ULS de São João.

"Estamos a ter um pós-operatório a evoluir favoravelmente, como era esperado. É expectável que seja possível amanhã ter alta", afirmou Maria João Baptista, em declarações aos jornalistas.
Loading...

O histórico clínico de Marcelo Rebelo de Sousa

Na mais recente intervenção de saúde de que foi alvo, em dezembro de 2021, Marcelo Rebelo de Sousa foi operado a duas hérnias inguinais no Hospital Forças Armadas, em Lisboa.

Quatro anos antes, foi operado de urgência a uma hérnia umbilical, no dia 28 de dezembro de 2017, no Hospital Curry Cabral, o que o obrigou a cancelar toda a sua agenda até ao final desse ano e a abrandar o ritmo nas semanas seguintes.

Em 30 de outubro de 2019, foi submetido a um cateterismo cardíaco, desta vez de forma programada, no Hospital de Santa Cruz, em Oeiras.

Esta foi a quarta operação desde que é Presidente. Tem regressado com prudência, mas sempre com a habitual disponibilidade.