O médico Jorge Roque da Cunha defende que a maior fragilidade do sistema perante o pico da gripe está na ausência de médicos de família em zonas como Lisboa e Vale do Tejo, o que faz “centenas de milhares de pessoas” recorrerem às urgências e dificulta o funcionamento normal do Serviço Nacional de Saúde.
As medidas anunciadas pela Ministra da Saúde para enfrentar o pico da gripe são “medidas básicas, aliás, algumas delas já constam dos planos de contingência das unidades locais de saúde" mas Jorge Roque da Cunha sublinha que o verdadeiro problema está na falta de médicos de família nas regiões mais populosas.
“Particularmente em Almada, na Amadora, em Amadora-Sintra, onde são centenas de milhares de pessoas sem médico de família”, o que impede os centros de saúde de ajudarem a reduzir o fluxo para as urgências.
Segundo o médico, os centros de saúde "contribuem já para que haja uma mitigação do recurso ao serviço de urgência. Aliás, este ano já se verificou uma pequena diminuição desse recurso, apesar das dificuldades que todos sabemos diariamente".
Roque da Cunha defende aceleração no reforço dos recursos humanos e lembra que “o Serviço Nacional de Saúde tem cerca de 1 milhão e 200 mil utentes a mais” nos últimos quatro anos. Considera essencial que os 100 especialistas com notas já homologadas comecem rapidamente a trabalhar nos centros de saúde.
O médico reforça também o apelo à vacinação, sobretudo nos grupos de risco - pessoas com doenças crónicas e maiores de 60 anos.
“Faz todo o sentido o apelo, porque os grupos de risco, por serem de risco, é que precisam de mais vacinação (...) na necessidade dos grupos de risco, as pessoas com doenças crónicas, com idade superior a 60 anos, que se possam vacinar. É verdade que já chegámos aos 2 milhões e 300 mil utentes vacinados. Há vacinas para os grupos de risco e isso é essencial que possa acontecer".
Roque da Cunha apela a que, quando o sistema está sob tensão, tanto profissionais como utentes devem reforçar cuidados, incluindo o uso de máscara nos centros de saúde.
