O objetivo é “evitar burlas” neste período festivo, em que muitas pessoas aproveitam para uns dias de passeio. Mas, não se esqueça, “é importante manter-se alerta ao reservar online”.
A pensar na sua segurança, a Airbnb uniu-se à Polícia de Segurança Pública (PSP) e ao Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) para partilharem conselhos e, em simultâneio, assegurarem uma “maior vigilância”.
Se está a pensar reservar uns dias para o período natalício ou de fim de ano, há, pelo menos, seis concelhos que deve ter em conta:
- Não clique em links inesperados – links e anexos fraudulentos em e-mails ou mensagens de texto podem redirecionar para sites que imitam páginas legítimas, mas que são desenhados para obter dados pessoais, como palavras-passe ou números de cartão de crédito. Solução: utilize sempre plataformas reconhecidas.
- Denuncie sempre qualquer suspeita – se suspeitar que está ou foi alvo de uma burla ou de um contacto fraudulento, deve reportá-lo às autoridades. O site do CNCS disponibiliza um formulário para reporte de incidentes.
- Desconfie de ofertas demasiado baratas ou pedidos de depósitos avultados – se uma oferta parecer demasiado boa, sobretudo se divulgada nas redes sociais, ou se estiver a ser pressionado a decidir rapidamente, o melhor é terminar de imediato qualquer contacto.
- Nunca pague férias ou alojamentos por transferência bancária direta – opte por plataformas seguras que protegem os seus hóspedes e centralizam todas as comunicações e pagamentos. Se alguém pedir para sair da plataforma para comunicar, reservar ou pagar, deve recusar e reportar a situação à plataforma em questão.
- Utilize apenas plataformas de confiança para reservar, pagar e comunicar – as reservas devem ser sempre feitas e pagas através de plataformas fiáveis. Por exemplo, na Airbnb, todas as reservas incluem a cobertura AirCover, o que significa que, se surgir um problema grave que o anfitrião não consiga resolver, a plataforma ajudará a encontrar uma alternativa ou reembolsará o valor pago.
- Use palavras-passe diferentes para cada conta e ative a autenticação de dois ou múltiplos fatores – é um conselho antigo e muitas vezes repetido mas é dos mais importantes. Se usar as mesmas credenciais em diferentes contas, aumenta o risco de acesso indevido por parte de terceiros. Solução: ter palavras-passe diferentes.
Além destes conselhos, é também importante reportar possíveis suspeitas às autoridades. Pode fazê-lo, destaca a PSP, em qualquer esquadra e é recomendável que forneça “informações completas, incluindo recibos de pagamento, capturas de ecrã ou quaisquer detalhes de contacto relevantes associados” à dita suspeita de burla.
