País

Autópsia de Rendeiro deverá ser realizada durante a próxima semana

Ex-banqueiro estaria sozinho quando se enforcou, dizem os serviços prisionais. 

Autópsia de Rendeiro deverá ser realizada durante a próxima semana

As autoridades sul africanas estão a investigar as causas da morte de João Rendeiro. Os serviços prisionais sul-africanos já confirmaram que não houve envolvimento de terceiros. A autópsia deverá acontecer durante a próxima semana. 

O corpo de João Rendeiro, de 69 anos, encontra-se na morgue de Pinetown, a mais próxima da prisão de Westville. A autópsia só deverá ser realizada a partir de segunda-feira, altura em que serão retomados os trabalhos depois do fim de semana. 

Só depois de ser apurada a causa da morte é que começa o processo da trasladação do corpo para Portugal. Um procedimento que poderá demorar semanas. 

O Departamento de Serviços Penitenciários da África do Sul confirmou que já foi aberta uma investigação. A competência para determinar as causas da morte é exclusivamente das autoridades sul-africanas

Os serviços prisionais sul africanos já confirmaram que não há outros envolvidos na morte do banqueiro português. Garantem que João Rendeiro foi encontrado sem vida durante a noite de quinta-feira e que estava sozinho quando se enforcou. 

Os serviços prisionais adiantam que antigo banqueiro tinha sido levado da cela de 80 metros quadrados que partilhava com cerca de 50 reclusos para uma cela individual sem qualquer acesso exterior

Na manhã seguinte iria ter uma audição para conhecer o novo advogado oficioso.  

June Marks, a representante legal do ex-banqueiro desde a sua detenção a 11 de dezembro de 2021, tinha pedido para abandonar o processo de extradição alegadamente por falta de pagamento

João Rendeiro estava detido na prisão de Westville, uma das maiores cadeias de alta segurança da África do Sul. 

O antigo banqueiro afirmou sempre que não queria ser extraditado para Portugal, onde estava acusado de ter desviado do BPP mais de 13 milhões de euros. 

Saiba mais