Educação

As crianças têm que brincar mais

Qual a importância do brincar para o desenvolvimento saudável da criança? A Estrelas e Ouriços, o Instituto de Apoio à Criança e a Escola Superior de Educação de Coimbra juntaram-se e deram a resposta. Uma conferência a que pode assistir aqui na íntegra.

Loading...

Brincar é um direito consagrado na Declaração Universal dos Direitos das Crianças. Tem benefícios sociais, psicológicos e físicos, com um papel determinante no desenvolvimento. Mas os dados mais recentes do Instituto de Apoio à Criança revelam que mais de metade das crianças em Portugal brinca menos de uma hora por dia com a família.

A falta de tempo e o cansaço dos adultos são os principais obstáculos e é por isso que é preciso envolvê-los no debate.

Para promover o debate sobre o tema, a Estrelas e Ouriços, o Instituto de Apoio à Criança e a Escola Superior de Educação de Coimbra juntaram-se para tentar encontrar soluções.

A conferência “Como Brincam as Crianças em Portugal” decorreu no Edifício Impresa. O evento foi acompanhado por uma equipa de mini-repórteres do SIC Explica-me e do Expressinho.

Programa da conferência

Sessão de Abertura

  • Madalena Nunes Diogo, diretora-geral da Estrelas & Ouriços
  • Fernanda Salvaterra, membro da Direção do IAC

Ativação Todos a Brincar - Brick Girls

“O Tempo para Brincar” - Desafios Atuais

Identificar os obstáculos que famílias e escolas enfrentam ao tentar proporcionar tempo e espaço para as crianças brincarem e desenvolver estratégias práticas e soluções imediatas.

  • Provocador: Rui Mendes, professor da Escola Superior de Educação de Coimbra
  • Testemunho: Patrícia Castanheira, investigadora da LEGO Foundation e especialista em formação de professores

Convidados:

  • Hugo Rodrigues, médico pediatra
  • Paula Costa, mentora de Working Families na Parents&Partners
  • Inês Morais de Alarcão, criadora de conteúdos, mãe de três crianças

“Papel da Tecnologia” - Oportunidades Futuras

Como é que a tecnologia pode ser utilizada para promover brincadeiras criativas, uma aprendizagem lúdica e interações sociais positivas.

Provocadora: Madalena Nunes Diogo, diretora-geral da Estrelas & Ouriços

Convidados:

  • Cristina Ponte, coordenadora da Plataforma CriA.On (Crianças e Adolescentes Online). ICNOVA, NOVA FCSH
  • Carla Costa, inspetora-chefe, Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e Criminalidade Tecnológica da Polícia Judiciária
    Combate Cibercrime e à Criminalidade da Polícia Judiciária
  • Rui Lima, professor e diretor pedagógico no Colégio Monte Flor

Projeto educativo: Escola Missão Continente – Dá mais gosto ir à escola! Edição 2025/26.

  • Gabriela Oliveira, brand manager, Missão Continente

“Onde Brincam as Crianças” - Desafios Atuais e Oportunidades Futuras

Identificar oportunidades para melhorar os espaços de brincadeira ao ar livre e nas escolas é essencial.

Provocadora: Ana Lourenço, coordenadora do Setor HuB - Humanização e Direito a Brincar do IAC.

Convidados:

  • Joana Cascais de Freitas, responsável do projeto Pela Cidade Fora, EMEL
  • Laura Sanches, psicóloga clínica
  • Ermelinda Afonso, projeto Escola Ativa do Município de Viseu

Encerramento: os mini repórteres, o Expressinho e o SIC Explica-me