A História Repete-se

Podcast

“Viva a paz e quem a traz”: a diplomacia da Restauração, do 1.º de dezembro ao tratado de Madrid-Lisboa (1640-1668), com Ana Leal de Faria

Em A História Repete-se, Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho convidaram Ana Leal de Faria, Professora jubilada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para conversar sobre o longo e complexo processo diplomático iniciado após o 1.º de dezembro de 1640 e que culminou, em 1668, com o reconhecimento por Espanha da dinastia de Bragança e da independência de Portugal

Qual a estratégia da nova dinastia de Bragança para conseguir o seu reconhecimento pelas potências? Quem foram os seus aliados preferenciais e como foi que evoluiu a sua política de alianças? De que forma a política europeia da altura influiu na situação de Portugal? Por fim, quem foram os protagonistas diplomáticos desta época histórica?

Um diálogo descontraído em torno da História, dos seus maiores personagens e acontecimentos. 'A História repete-se' não é uma aula, mas quer suscitar curiosidade pelo passado e construir pontes com o presente. Todas as semanas Henrique Monteiro e Lourenço Pereira Coutinho partem de um ponto que pode levar a muitos outros... São assim as boas conversas. Oiça aqui outros episódios:

Episódios