Contas-Poupança em Podcast

Podcast

IMI: pode estar a pagar imposto a mais (descubra como pode sabê-lo já hoje)

Se quer baixar o IMI do próximo ano, vai ter de ser (muito) rápido. Tem pouquíssimos dias para fazer o pedido. Descubra como o fazer neste episódio do Contas-Poupança em podcast

Neste episódio falo sobre um tema que pode significar uma poupança real para centenas de milhares de proprietários em Portugal: o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Muitos contribuintes continuam a pagar mais IMI do que deveriam porque nunca solicitaram às Finanças a reavaliação do valor patrimonial tributário (VPT) das suas casas. Isso pode acontecer porque a avaliação fiscal não acompanha a idade real do imóvel, mantendo-o “como novo” para efeitos de imposto mesmo passados muitos anos, e levando a pagar imposto a mais.

Tem aqui o artigo onde explico tudo em detalhe e até com a reportagem em vídeo que fiz no ano passado, se quiser saber mais.

Explico como funciona um novo simulador gratuito (maistax.pt) que permite, apenas carregando a caderneta predial em pdf, perceber rapidamente se há margem para baixar o IMI e quanto se pode efectivamente poupar. Tem aqui o link para testar.

Tem um prazo muito limitado para aproveitar esta oportunidade — que termina a 31 de dezembro — e explico os passos a seguir para pedir a reavaliação junto da Autoridade Tributária.

O episódio destina-se a quem tem casa própria e quer entender melhor como evitar pagar impostos desnecessários e utilizar ferramentas práticas para verificar, com dados concretos, se existem poupanças reais a obter. Há pessoas que já me disseram que vão passar a poupar cerca de 100 euros por ano.

Boas poupanças!

Como poupar nas férias- Dicas práticas

Contas-poupança é um podcast de Pedro Andersson, jornalista especializado em Finanças Pessoais, que aproveita as suas viagens de carro para falar sobre dinheiro. Todas as segundas-feiras e quartas-feiras às 7h, uma nova boleia para começar bem a sua semana financeira. Disponível em todas as aplicações de podcast e nos sites da SIC Notícias e Expresso.

Episódios