Donald Trump deu início ao seu segundo mandato, institui um regime de taxas alfandegárias que exaltou os seus parceiros comerciais, tentou condicionar a política interna da Europa e do Brasil, a guerra em Gaza provocou a fome, a destruição e uma dor impensável a milhares de palestinianos - sem ter chegado ainda ao fim - e a Ucrânia continuou a defender o seu território, ainda que sem grande sucesso.
A paz continua a ser um bem escasso não só para os palestinianos, mas também em locais como a Nigéria, o Sudão, o Iémen, o Líbano, e tantos outros países a lider com violência sectária ou intervenções externas que não foram requistiadas pelos habitantes, como é o caso da Venezula ou da Síria, o primeiro a tentar lidar com a insistência dos Estados Unidos em alegadamente acabar com o tráfico de droga em direção aos Estados Unidos, o segundo exposto à forte influência de Israel no sul, onde, mais uma vez alegadamente, diz estar a lutar para proteger a minoria drusa.
Lula da Silva, no Brasil, e, na China, Xi Jinping, revelaram-se oponentes de respeito ao domínio de Trump nas relações internacionais e lideraram uma resposta mais robusta aos ditames do norte-americano. Mas todos estes factos não tornam, pelo facto de o serem, mais fácil antecipar o que nos trará 2026. As perguntas são muitas: o cessar-fogo em Gaza vai mesmo concretizar-se em pleno, ao ponto de permitir a nomeação, pelo menos, de um governo interino? Os ataques antissemitas vão continuar a crescer? Lula da Silva vai ser reeleito? A guerra acaba na Ucrânia? As intercalares de 2026 vão provocar alguma erosão no garrote de Donald Trump sobre todas as áreas da vida política norte-americana?
Neste episódio um pouco mais longo do que o normal, tentamos responder a algumas destas perguntas, percorrer todas as regiões e até ao espaço sideral, mas o mundo é imponderável e prever o futuro é sempre um ofício ingrato.
Em 2026, volte connosco para mais um temporada de o Mundo a Seus Pés e siga-nos na sua plataforma preferida de podcasts para que possa ser avisado logo que publiquemos um novo episódio.
