Organização Mundial de Saúde quer democratizar uso do princípio activo do Ozempic para emagrecer
Pela primeira vez, a Organização Mundial de Saúde sugere o uso de um medicamento para o tratamento da obesidade. A OMS diz que os medicamentos desenvolvidos para controlo da diabetes, mas que têm sido amplamente utilizados para a perda de peso, devem estar cada vez mais acessíveis à população em geral e pressiona os diferentes países a assumirem políticas públicas que permitam o uso generalizado destes medicamentos. Neste Expresso da Manhã, Paulo Baldaia conversa com João Jácome de Castro, presidente cessante da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia Diabetes e Metabolismo, endocrinologista no Hospital das Forças Armadas
Estima-se que, em todo o planeta, existam mais de mil milhões de pessoas obesas e esse número pode duplicar, chegar aos dois mil milhões, já no final desta década. Embora os medicamentos, por si só, não resolvam esta “crise sanitária mundial”, é sabido que há um grupo de fármacos, em que o mais conhecido é o Ozempic, usados para controlar a diabetes, têm tido resultados muito positivos no tratamento da obesidade.
Neste podcast diário, Paulo Baldaia conversa com os jornalistas da redação do Expresso, correspondentes internacionais e comentadores. De segunda a sexta-feira, a análise das notícias que sobrevivem à espuma dos dias. Oiça aqui outros episódios: