Geração 90

“Em Pedrógão vi uma mulher na estrada da morte à procura dos pais nos carros queimados e eu ali agarrado à máquina como um cubo de gelo”

Não cresceu numa família de jornalistas, mas sempre gostou de pessoas e das suas histórias. Desde que recebeu a primeira máquina, aos 15 anos, que quer ser fotojornalista e com 19 foi sozinho para o Mediterrâneo fazer reportagem sobre a crise de refugiados. Com apenas 10 anos de profissão, já cobriu vários cenários de catástrofe como os incêndios de 2017, a pandemia ou a guerra na Ucrânia. O fotojornalista João Porfírio é o convidado do Geração 90. Ouça aqui.

Nasceu em janeiro de 1995 em Portimão. Aos 15 anos recebeu a primeira máquina fotográfica e começou “com muita lata” a enviar as fotografias que tirava para os jornais regionais do Algarve. No secundário já sabia que queria ser fotojornalista e até já colaborava com um jornal.

“Quem me ia buscar à escola era um jornalista do jornal Algarve. Eu saía da escola e ia fazer as reportagens para o jornal e depois deixavam-me em casa”, recorda.

José Fonseca Fernandes

Trocou o Algarve por Lisboa para estudar jornalismo e fotojornalismo. Durante a licenciatura venceu pelo cansaço, o diretor de então da Lusa, que o recebeu e à sétima ida à agência. Em 2015 começou um estágio que interrompeu para, sozinho, e com 300 euros na carteira, ir para o Mediterrânio fazer reportagem sobre a crise de refugiados. Tinha 19 anos.

José Fonseca Fernandes

Aos 29 anos já cobriu vários cenários de catástrofe como os incêndios de 2017 no centro do país, a pandemia, ou a guerra na Ucrânia. João Porfírio, fotojornalista do Observador, é o convidado do novo episódio do podcast Geração 90 conduzido por Júlia Palha.

“As minhas fotografias podem chocar, provocar repulsa ou sentimentos menos felizes, mas é a realidade se sairmos da nossa casa. Lá fora acontecem coisas que não são bonitas de se ver. O mundo tem coisas ótimas, que também fotógrafo, mas as notícias correm atrás das coisas menos positivas”, confessa.



José Fonseca Fernandes

Depois do cinema, da televisão e da moda, três áreas que Júlia Palha conhece bem, veio um novo desafio: levar a cabo uma série de conversas no formato podcast na SIC Notícias. ‘Geração 90’ surge no seguimento do Geração 70 e do Geração 80, dois podcasts de grande sucesso, da autoria de Bernardo Ferrão e de Francisco Pedro Balsemão.

Júlia Palha abre assim as portas à geração que cresceu com a revolução digital e que vive ansiosa em relação ao futuro. No ‘Geração 90’, fala-se de forma leve do peso que acarretam os sonhos e as expectativas.

Todas as terças-feiras novos episódios.

Siga este podcast em Expresso.pt ou Sicnoticias.pt. Pode também subscrevê-lo, avaliá-lo e enviar comentários na sua plataforma preferida para escuta de podcasts.

Matilde Fieschi
Episódios