Geração 90

“Acredito que um futebolista pode ser melhor se ler Miguel Torga ou um cientista se tocar piano. Futebol fechado sobre si não tem interesse”

Quando decidiu que queria ser treinador não parou de chatear um dos professores de José Mourinho até receber um “pseudo convite” do Special One para se encontrarem. De ideias fixas desde criança, Francisco Guimarães foi ganhando espaço no mundo do desporto e do comentário televisivo, pelo meio abriu portas à velha paixão pela Literatura porque “não se pode viver só do futebol”. Ouça aqui o novo episódio do Geração 90

Nasceu em maio de 1997, em Lisboa. Cresceu numa família conservadora, mas sem amarras e com a casa cheia de músicos, amigos da mãe, que atuavam lá muitas noites.

Sempre gostou de escutar os mais velhos e de ler os livros que os pais liam. Era uma criança “birrenta", "teimosa" e o seu “ar altivo” fazia com que os adultos o levassem a sério. De “ideias fixas”, gostava de ser jogador de futebol - como qualquer criança - mas cedo percebeu que não tinha muito jeito e queria ser treinador.

Com 15 anos ia assistir a conferências de imprensa e as aulas de Educação Física eram passadas a analisar a forma como o FC Barcelona jogava. Começou a dar treinos aos 16, era mais novo do que muitos os seus jogadores mas isso não o demoveu.

Recebeu um “pseudo convite” de José Mourinho para ir a Londres, “sem data, local ou hora marcada”. Viajou para Inglaterra acompanhado pelo pai e lá convenceu os dois seguranças do centro de treinos do Chelsea que era o jovem que o treinador português esperava no gabinete.

Estudou Artes e Humanidades na Faculdade de Letras e a primeira experiência internacional como treinador foi na Índia. Quando regressou a Portugal, com 21 anos, percebeu que “não podia viver só do futebol”.

Francisco Guimarães é comentador de desporto, poeta e letrista e é o convidado do novo episódio do Geração 90, conduzido por Júlia Palha. Ouça aqui.

Depois do cinema, da televisão e da moda, três áreas que Júlia Palha conhece bem, veio um novo desafio: levar a cabo uma série de conversas no formato podcast na SIC Notícias. ‘Geração 90’ surge no seguimento do Geração 70 e do Geração 80, dois podcasts de grande sucesso, da autoria de Bernardo Ferrão e de Francisco Pedro Balsemão.

Júlia Palha abre assim as portas à geração que cresceu com a revolução digital e que vive ansiosa em relação ao futuro. No ‘Geração 90’, fala-se de forma leve do peso que acarretam os sonhos e as expectativas.

Todas as terças-feiras novos episódios.

Siga este podcast em Expresso.pt ou Sicnoticias.pt. Pode também subscrevê-lo, avaliá-lo e enviar comentários na sua plataforma preferida para escuta de podcasts.

Matilde Fieschi
Episódios