Pedro Rosa Sousa nasceu em outubro de 1997, em Lisboa. Com 5 anos sentia, “no coração”, que um dia ia ser padre e era o que dizia aos pais, tios e avós quando lhe perguntam ‘o que queres ser quando fores grande?’.
Em criança olhava para os padres da zona onde vivia e de os achar “velhos”. Um dia queria ser padre, mas “um padre jovem”. Cresceu numa família católica, antes de cada refeição rezavam e iam à missa - gostava quase sempre, “menos quando chovia”, conta.
No 7º ano começou a frequentar uma espécie de pré-seminário. Aos 14 anos entrou para o seminário, assim como o irmão gémeo que até quis ser gestor. “Aos 24 anos percebi que o Senhor queria que fosse Padre”, recorda.
Descreve o “chamamento de Deus” como um “contacto com os outros” não como uma “voz espalhafatosa” ou um “cartaz” afixado numa autoestrada e aos 28 é padre “pelos outros”.
A estatística mostra que há cada vez mais jovens a entrar na Igreja e mais padres jovens. O Padre Pedro Rosa Sousa é um deles e é o convidado do novo episódio do Geração 90 conduzido por Júlia Palha.
Depois do cinema, da televisão e da moda, três áreas que Júlia Palha conhece bem, veio um novo desafio: levar a cabo uma série de conversas no formato podcast na SIC Notícias. ‘Geração 90’ surge no seguimento do Geração 70 e do Geração 80, dois podcasts de grande sucesso, da autoria de Bernardo Ferrão e de Francisco Pedro Balsemão.
Júlia Palha abre assim as portas à geração que cresceu com a revolução digital e que vive ansiosa em relação ao futuro. No ‘Geração 90’, fala-se de forma leve do peso que acarretam os sonhos e as expectativas.
Todas as terças-feiras novos episódios.
Siga este podcast em Expresso.pt ou Sicnoticias.pt. Pode também subscrevê-lo, avaliá-lo e enviar comentários na sua plataforma preferida para escuta de podcasts.