Liberdade em Hong Kong

Liberdade em Hong Kong (V): o que sente quem está no exílio e o espaço de manobra de quem optou por ficar

Quem saiu de Hong Kong tem saudades e vontade de voltar, mas, para já, o exílio não tem data de fim. Contudo, nem todas as pessoas da ala pró-democracia saíram de Hong Kong, e há quem afirme que ainda há espaço para fazer oposição. Oiça aqui o quinto e último episódio do podcast “‘Liberdade em Hong Kong”

As autoridades de Hong Kong estão a oferecer recompensas superiores a 100 mil euros a quem der informação que leve à detenção de alguns ativistas que vivem fora da cidade, por alegadas violações à lei da segurança nacional. Anna Kwok e Ted Hui fazem parte da lista. Neste que é o 5º e último episódio do podcast do Expresso “Liberdade em Hong Kong”, ouvimos as expectativas de futuro de ativistas no exílio e a visão de um pró-democrata que decidiu permanecer no território.

Quem saiu de Hong Kong descreve as despedidas que ficaram em suspenso e o sentimento de culpa que acompanhou a decisão de não regressar, embora a vontade de voltar a casa persista. Há quem sinta falta das pessoas e quem remeta para a saudade de caminhar na rua com milhares delas. E nem todos os ativistas no exílio que falam neste episódio têm as mesmas expectativas de conseguirem um dia regressar a Hong Kong, apesar de partilharem o mesmo foco: salvaguardar a liberdade do território.

Marc Fernandes

Apesar das mudanças legislativas dos últimos anos, houve quem optasse for permanecer na região. O pró-democrata Avery Ng ficou em Hong Kong e quando falou ao Expresso, em 2022, acreditava ainda haver espaço para a oposição. “Enquanto as pessoas tiverem pensamento independente e conseguirem ver a verdade, o absurdo do que estamos a viver, é questão de cada indivíduo se manter fiel a si próprio”, descreveu.

Liberdade em Hong Kong é um podcast de Salomé Fernandes, com sonoplastia e música original de João Luís Amorim. A capa é de Tiago Pereira Santos com fotografia de Stanislav Kogiku.

Dobragens de Claudia Monarca, Diogo Cavaleiro, João Carlos Santos, João Diogo Correia, João Miguel Salvador, Joana Pereira Bastos, Marta Gonçalves, Martim Silva, Pedro Candeias, Pedro Miguel Coelho e Teresa Amaro Ribeiro. Título e créditos pela voz de José Valdeira. Apoio à edição áudio de Salomé Rita e apoio à produção de Marta Gonçalves. A coordenação editorial esteve a cargo de Pedro Cordeiro e Joana Beleza. Direção de João Vieira Pereira.

Episódios