Évora foi uma das oito cidades históricas europeias a integrar um projeto de cidades inteligentes e comunidades de energia. De passagem pela Liga dos Inovadores, João Maciel, diretor geral do Centro de Investigação e Desenvolvimento da EDP, que coordenou o projeto em Portugal, fala do desafio que foi intervir na arquitetura de uma centro histórico que é património da Unesco e conta os planos que estão em desenvolvimento – como é o caso da monetização de comportamentos positivos do ponto de vista energético.
No podcast do Expresso, João Maciel fala também de um outro projeto, já com testes piloto em dois parques fotovoltaicos em Espanha, dois no Alqueva e no Alto Rabagão, um na Holanda, onde se pretende automatizar a limpeza dos parques, com drones, sensores e robôs e uma plataforma de comando à distância.
Outras ideias que pode ouvir ao longo da conversa
“Temos robôs que andam pelo terreno e fazem corte de vegetação, uma espécie de corta relvas automáticos; temos uns outros que fazem a limpeza dos painéis; e temos também drones e sistemas que permitem fazer inspeção, deteção de pontos quentes nos painéis”
“Ainda há muitas coisas que são semi-automáticas, não estão totalmente automatizadas, mas o caminho normal é que evoluam”
“O Centro Histórico de Évora é património da Unesco, quem vive lá não tem todos os graus de liberdade. Substituímos vidros em claraboias de edifícios antigos por soluções totalmente integradas do ponto de vista arquitetónico”.
“Queremos monetizar os bons comportamentos do ponto de vista energético: em Évora, quem usar uma trotineta elétrica, vai ganhar um token”
O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.
