Liga dos Inovadores

Podcast

Presidente da República já pode falar diretamente com um soldado no campo de batalha: as inovações da EID

Sistema de comunicações criado em Portugal pela EID chegou às forças militares de 35 países e permite a ligação de todos os que são determinantes para o sucesso de uma operação militar. Gregory Flippes, diretor de marketing e vendas da EID, passou pela Liga dos Inovadores para explicar os produtos desenvolvidos pela sua empresa, de entre os quais se destaca uma ‘caixa mágica’ feita para a visita do Papa Francisco a Portugal em 2023

Nuno Fox

Num campo de batalha, uma comunicação segura e eficaz entre todos os elementos de um exército pode ser determinante para o sucesso das operações militares. E é precisamente nesta área que a EID, empresa especializada em comunicações militares complexas de voz e dados, fundada em 1983, se tem destacado.

A empresa faz parte do grupo britânico Cohort, que detém 80% do capital, tendo também como acionistas a idD Portugal Defence (sociedade pública com tutela conjunta dos ministérios da Defesa e das Finanças) e o IAPMEI. E é primordialmente para Portugal que trabalha, desenvolvendo soluções de comunicações para os serviços militares portugueses que depois exporta – adaptando sempre que necessário – para outros países. As soluções desenvolvidas na Charneca da Caparica, em Almada, distrito de Setúbal, já chegaram a 35 países, não só da Europa como também da América do Sul, África, Médio Oriente, Ásia, e até à Austrália.

“A EID permite toda a comunicação entre os veículos, os soldados e o centro de controlo”, explica Gregory Flippes, diretor de marketing e vendas da EID, no podcast do Expresso Liga dos Inovadores. Trata-se de um sistema de comunicação integrada desenvolvido em cooperação com o exército português para assegurar a comunicação de voz, de dados em tempo real, “tudo de maneira segura, para assegurar ou respeitar os diferentes níveis de segurança das comunicações, desde ‘confidencial’, ‘restrito’ ou ‘secreto’ e que vai ser alargado aos abrigos.”

“Soldados cheios de informações”

“Por hipótese conseguimos assegurar a comunicação de um soldado até ao telemóvel do Presidente da República”, adianta o responsável da EID. Trata-se de um pequeno aparelho transportado pelos soldados, do tamanho de um telemóvel mas na realidade hoje os “soldados são quase ciborgues, estão cheios de informações”.

Um dos projetos em que a empresa se destacou foi usado durante a visita do Papa Francisco a Portugal, no verão de 2023, na Jornada Mundial da Juventude. Foi batizada de ‘caixa mágica’, um sistema que “permite ligar todas as diferentes comunicações da Força Aérea Portuguesa, da Marinha, da polícia e dos bombeiros, para assegurar que todos conseguem comunicar”, conta Gregory Flippes. “Isso tornou possível, por exemplo, um polícia falar diretamente como um F-16 da Força Aérea”.

O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.

Episódios