Em Zurique ‘perseguiu’ um motard que tinha nos pés uns sapatos seus, no aeroporto de Amesterdão tem uma aposta com a equipa para ver qual deles encontra primeiro os ToWorkFor nas pistas.
Albano Fernandes é fundador e presidente da AMF, uma empresa de calçado de Guimarães que faz calçado profissional, adaptado ao trabalho de cada um. Porque aquilo qu calçamos em cada momento influencia a saúde, o bem-estar – e as baixas médicas – está a trabalhar em sapatos sensorizados. Trabalha também numa espécie de ‘bimby’ de sapatos que permite baixar os custos de produção em 60% e competir com os chineses, que são líderes de mercado.
De passagem pelo podcast do Expresso, Albano Fernandes conta como chegou de 1999 - altura em que não tinha dinheiro para levar a namorada a festejar a criação da empresa - até aqui.
Outras tópicos que pode ouvir ao longo da conversa
“A engenharia abriu-me horizontes, mas sou sapateiro, sou chão de fábrica, gosto de cheiro a cola”
“Somos sapateiros mas 20% dos nossos quadros têm licenciatura: temos muita engenharia mecânica e do ambiente, design, economia, dados e o mais velho sou eu”
“Um empresário tem de ser irreverente, de ter sonhos: fomos a primeira empresa no mundo a apresentar um calçado técnico com a marca Michelin, com pneus Michelin”
“Temos dentro do sapato vários sensores que medem os passos, as cargas, a humidade”
“60% do custo do calçado é mão de obra. O resto é tecnologia e materiais. E os materiais custam tanto na China como em Portugal”
O podcast que nos conta o que de inovador e diferenciador está a ser feito pelas empresas em Portugal. Na “Liga dos Inovadores”, Elisabete Miranda e Pedro Lima conversam com gestores, diretores e profissionais que nos contam histórias que conquistaram o mercado e vão contribuindo para a transformação económica do país e da sua imagem. Falam-nos das vitórias que os trouxeram até aqui, mas também das ansiedades, dos concorrentes que invejam, dos gestores que admiram, dos profissionais que têm e dos perfis que precisam de contratar. Todas as semanas, às quartas-feiras.
