Os automobilistas portugueses foram esta semana surpreendidos com a possibilidade de eliminação da isenção parcial de imposto sobre produtos petrolíferos que está em vigor desde a pandemia. O Governo já veio dizer que o fim da isenção não será feito de uma vez, será um processo gradual, mas acabou por confirmar que o ISP sobre os combustíveis vai mesmo aumentar, não revelando em que dimensão.
Noutra frente da governação o ministério do ambiente abriu as candidaturas à substituição de equipamentos domésticos a gás, como fogões e caldeiras de aquecimento por eletrodomésticos. Mas o programa E-Lar, que vai gastar 30 milhões de euros retirados à economia através de taxas ambientais, levanta muitas questões nomeadamente de concorrência.
Luís Leon, (jurista, fiscalista, trabalha com a realidade das dificuldades do dia a dia da vida das empresas) António Comprido, (presidente da EPCOL, entidade que sucede à antiga APETRO, Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas) e João Duque (economista, presidente do ISEG, Instituto Superior de Economia e Gestão) são os convidados deste episódio de Negócios da Semana, emitido na SIC Notícias a 1 de outubro.
Negócios da Semana é um programa de José Gomes Ferreira. Os termos e realidades da Economia nacional e internacional explicados todas as semanas na SIC Notícias. Passa na televisão quarta-feira, às 23h, e é publicado em podcast na quinta. Ouça mais episódios:
