Ontem Já Era Tarde em Podcast

Podcast

João Vieira Pinto: “Estava com o maxilar partido, sem conseguir falar, e Vale e Azevedo a querer vender-me ao Corunha sem eu saber nada”

João Vieira Pinto revisita o histórico 6-3 no podcast ‘Ontem Já Era Tarde’. O “Menino de Ouro” lembra o jogo que mudou a época 93/94. Uma memória que continua a marcar gerações. Ouça aqui o episódio

TOMAS ALMEIDA

João Vieira Pinto recorda uma das fases mais marcantes da relação com João Vale e Azevedo, presidente do Benfica na altura. Segundo o antigo internacional, assim que o dirigente entrou em funções o impacto foi imediatamente negativo: “Logo no primeiro dia disse que eu tinha de me ir embora porque ganhava muito. Começou logo assim. Por causa do meu salário, que era muito alto, mas depois foi buscar dois ou três ingleses que ganhavam tanto ou mais do que eu.”

O episódio que mais o impressionou ocorreu quando Vale e Azevedo fechou um acordo com o Deportivo da Corunha sem o jogador ter conhecimento. João Vieira Pinto estava a recuperar de um maxilar partido, resultado de um lance com Paulinho Santos num jogo frente ao FC Porto. “Ia para o tratamento, mas ele disse-me para passar no seu escritório. E eu sem conseguir falar.”

Ao chegar junto de Vale e Azevedo, recebeu a notícia. “Disse-me que eu ia para o Corunha, que já tinha acertado tudo e que os responsáveis do clube estavam ali na sala ao lado. Para eu ir lá tratar das minhas condições com eles.” João Vieira Pinto afirma que desconhecia por completo a situação. “Fui ter com as pessoas, apenas por respeito, agradeci a presença delas, mas disse que não ia. E que nem sabia de nada daquilo.”

TOMAS ALMEIDA

O avançado recorda que houve forte pressão para a sua saída. Antes do Euro 2000, João Vale e Azevedo decidiu afastá-lo do clube. O jogador foi despedido, após oito épocas na Luz, sem que o Benfica recebesse qualquer valor pela transferência devido à decisão do então presidente. Após o Europeu, assinou pelo Sporting, onde viria a ser campeão.

Sobre as diferenças entre os dois clubes nesse período, João Vieira Pinto resume a questão. “A principal diferença do Sporting daquela época para o Benfica? É que o Sporting não tinha Vale e Azevedo. Ele foi estúpido. Podia ter aproveitado o Euro, negociava-me e o Benfica ganhava algum dinheiro comigo”. Ouça a entrevista no regresso do podcast de Luís Aguilar ‘Ontem Já Era Tarde’.

O futebol é o ponto de partida nestas conversas sem fronteiras ou destino agendado. Todas as semanas, sempre à quinta-feira, Luís Aguilar entra em campo com um convidado diferente. O jogo começa agora porque Ontem Já Era Tarde.


Episódios