Assalto ao Castelo

Hoje no Jornal da Noite

BPI entregou em mãos a Carlos Costa relatório explosivo sobre o BES

Uma equipa de técnicos do BPI estudou a fundo as contas do Grupo Espírito Santo, referentes a 2010 e 2011. O resultado dessa análise está condensado num relatório, datado de janeiro de 2013. O documento foi entregue em mãos a Carlos Costa.

Loading...

Fernando Ulrich esteve na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ao BES, em março de 2015, mas nunca mostrou o relatório aos deputados. A SIC tem uma cópia desse documento, que irá revelar no episódio 2 da Grande Reportagem “Assalto ao Castelo”.

Em 2013, data da emissão do relatório, o BPI estava exposto ao setor mais sensível do GES, o imobiliário, com uma participação de 75 milhões de euros no capital da Rio Forte, a holding não financeira do grupo liderado por Ricardo Salgado.

Recorrendo a informação que, na CPI, Ulrich reconheceu ser pública, o BPI detalhou toda a estrutura do GES, destacando um conjunto de dados que expõem a situação de falência do grupo de Ricardo Salgado. Em dezembro de 2011, a dívida estava próxima dos seis mil milhões de euros (5880), o capital próprio era negativo em 2250 milhões de euros. O relatório do BPI alerta, igualmente, para a utilização massiva dos depósitos dos clientes de retalho na aquisição de dívida das empresas do grupo.

Em resposta à SIC, o Banco de Portugal afirma ter integrado os dados do relatório no mapa de procedimentos inspetivos que tinha definido para o BES.

O relatório do BPI data de janeiro de 2013. O Banco de Portugal terá sido informado da sua existência em maio. Em agosto, Carlos Costa coloca a sua assinatura no rosto do documento, confirmando que o recebera. O BES foi resolvido um ano depois, a 3 de agosto de 2014.

Saiba mais no segundo episódio da Grande Reportagem SIC "Assalto ao Castelo", que estreia hoje no Jornal da Noite.

Reportagem de Pedro Coelho, com imagem de José Silva com Luís Pinto e 4KFly. Edição de Imagem de Rui Berton, produção editorial de Diana Matias, grafismo de César Ribeiro, Luís Bispo e Sérgio Maduro.