Seis chefs, todos com estrela Michelin, tomam conta do Vinha Boutique Hotel na noite de 26 de janeiro. Podem servir pratos desenhados em especial para o evento a partir da cozinha, mas também de vários outros espaços do hotel localizado em Vila Nova de Gaia. Juntam-se os vinhos de António Maçanita, que também marca presença no evento, bares, Dj’s e animação, garantida até às 3h00 da madrugada.
Esta é a segunda edição do Open Kitchen, que transforma o Vinha Boutique Hotel numa cozinha gigante e vestida a rigor para acolher esta animada festa gastronómica, a partir das 19h00.
Henrique Sá Pessoa, Rui Paula, José Avillez, Ricardo Costa, Louis Anjos e Gil Fernandes são os chefes convidados para o Open Kitchen 2nd Edition, que conta também com a presença de António Maçanita, enólogo e produtor de vinhos. O acesso custa €350 por pessoa e inclui jantar, bebidas e festa que irá decorrer em diferentes espaços do hotel, em especial na cozinha.
Alinhando-se com as tendências internacionais, esta é abordagem inovadora aos eventos gastronómicos que quer desviar-se da “formalidade associada aos serviços tradicionais de fine dining frequentemente ligados às experiências dos Chefs com Estrela Michelin”. Pelo contrário, “este conceito convida os participantes a interagirem de forma descontraída com os chefs, uma vez que a cozinha estará aberta ao público”, explica o Vinha Boutique Hotel em comunicado. O evento assume um formato de festa, complementado por performances musicais, zonas de bar e DJ. Todas as áreas do hotel serão meticulosamente preparadas para proporcionar diversos momentos, estendendo a experiência gastronómica e festiva além dos limites da cozinha, detalha-se.
Sobre o Vinha Boutique Hotel(Quinta Fonte da Vinha, 383, Vila Nova de Gaia. Tel. 221154120), Chave de Prata para o Guia Boa Cama Boa Mesa 2024, pode ler-se: “É uma jornada dos sentidos a que se propõe neste refúgio urbano instalado nas margens do Douro. De atmosfera luxuosa e familiar, tanto no edifício moderno como no palacete original, aposta na criatividade dos grandes criadores de alta costura que inspiram a decoração das 14 Signature Suítes, num total de 38 alojamentos (desde €230) em que o conforto e o requinte são denominador comum. Grande parte debruça--se sobre o rio, que acompanha a extensão do jardim e convida a uma caminhada. É possível apanhar o barco no novo ancoradouro para ir até ao Porto ou subir ao Douro. Lá fora repousa a piscina e duas casinhas para fazer massagens. Os 500 m2 do Spa Sisley acolhem tratamentos de beleza e bem-estar. Todos os espaços são pensados ao detalhe, do aconchegante bar, com uma tapeçaria portuguesa no teto, à sala dos pequenos-almoços, que também acolhe o restaurante Terroir. Um hotel com mundo dentro, reflexo das muitas viagens da proprietária, que assinou a decoração detalhada de cada um dos espaços. Impõe-se uma visita ao restaurante Vinha, de Henrique Sá Pessoa”.