Boa Cama Boa Mesa

Serra da Estrela, Lousã e Açor: 10 experiências únicas para explorar até final do ano

À descoberta das serras da Lousã, do Açor e da Estrela, no Centro de Portugal, traça-se um roteiro por geoparques, centros interpretativos, parques ecológicos e biológicos, que permitem explorar património natural e aprofundar conhecimentos de forma didática e criativa. Passeio Verde conta com o apoio da Kia - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa.

Serra da Estrela, Lousã e Açor: 10 experiências únicas para explorar até final do ano

Voar em balão de ar quente com um simulador, pedalar num vale glaciário com milhares de anos, atravessar pontes suspensas em aldeias de encantar ou observar espécies já extintas em ambiente natural, são algumas das propostas para explorar até ao final do ano na região Centro de Portugal. Há muito para explorar e descobrir nesta grande viagem pelas serras da Lousã, do Açor e da Estrela:

Parque Biológico da Serra da Lousã

Hotel Parque Serra da Lousã

Em Miranda do Corvo, encontra-se a maior amostra da fauna selvagem de Portugal. Na encosta da serra da Lousã, ocupando uma área de 33 000 m2 de Reserva Ecológica Nacional, o Parque Biológico da Serra da Lousã (Tel. 915361527), promove a conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português.

Em visita ao parque, no concelho de Miranda do Corvo, é possível observar cerca de 375 animais, divididos em 68 espécies, algumas raras e já extintas em ambiente natural. O parque privilegia espécies irrecuperáveis, ou seja, espécies que não poderiam voltar a viver por si só na natureza. Inclui ainda uma Quinta Pedagógica, um “museu vivo” das raças da agro-pastorícia tradicional portuguesa; um Centro Hípico com picadeiro; e um labirinto desenhado com árvores de fruto, que permite uma experiência sensorial única. Este projeto foi premiado pelo PNT - Prémio Nacional de Turismo.

Maternidade de Árvores

Num enorme campo, logo a seguir à placa que indica os limites da aldeia de Aigra Nova, na serra da Lousã, uma estufa assinala o local onde está situada a única maternidade de árvores do país. Ao lado, ao ar livre, uma vasta extensão de caixas alinhadas, mostra as ramas das árvores que, quando atingirem o ponto certo, vão aumentar a floresta nativa da região. No total, são mais de 12 mil plantas que aqui crescem, acompanhadas desde a semente até que são transplantadas para áreas de recuperação ecológica, muitas delas na Rede Natura 2000.

Criada pela associação Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, a Maternidade de Árvores de Aigra Nova é muito mais do que um local onde crescem árvores. Assume-se como guardiã da floresta futura, onde carvalhos, sobreiros, castanheiros e muitas outras espécies crescem, estando previstas que muitas outras possam aumentar o leque de árvores que ali nascem. As oliveiras serão das próximas árvores a entrar na maternidade.

Ponte suspensa em Foz d´Égua

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

A pouca distância do Piódão, na serra do Açor, a aldeia de Foz d´Égua parece saída de um conto de fadas e a envolvente natural justifica a primeira paragem do passeio verde desta semana. Junto ao rio, destacam-se duas pontes, uma em pedra e outra suspensa, e em redor da aldeia vários trilhos convidam a passeios de contemplação.

Inaugurada no verão de 2025, a nova ponte pedonal suspensa de Foz d'Égua tem 56 metros de comprimento e eleva-se a mais de 20 metros de altura. A meio, oferece vistas deslumbrantes para a cénica e famosa zona balnear, reforçando a beleza do local e valorizando ainda mais a oferta natural e paisagística da região.

Geoscope em Fajão

Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão

Chama-se Geoscope - Observatório Astronómico de Fajão. Localizado na aldeia Fajão, na Pampilhosa da Serra, é composto por um ponto de observação e um quiosque pedagógico. O novo equipamento promove sessões de observação “Viagem à Luz das Estrelas”, astrofotografia e visitas guiadas, que confirmam as Aldeias do Xisto como “um destino raro no mundo para observar o céu escuro”. O Geoscope está no topo da aldeia, a mais de 700 metros de altitude. É uma “dome” semiesférica, em aço, com 7,5 metros de altura e 15 metros de diâmetro, que parece ter sido desenhada para um filme de ficção científica.

Perto da nascente do rio Ceira, esta Aldeia do Xisto, está integrada na Serra do Açor, aqui marcada por imponentes penedos de quartzito, cuja configuração remete para antigos castelos naturais. Os mais ousados escalam estas formações, a maioria prefere a contemplação.

Parque Ecológico de Gouveia

Este Passeio Verde foi realizado em parceria com Kia – Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa

O roteiro de natureza encaminha até ao extremo norte do Parque Natural da Serra da Estrela, com paragem no Parque Ecológico de Gouveia (Tel. 238083930), um espaço de sensibilização e a educação ambiental, em que se privilegia a experiência didática e a explicação da relação da espécie animal com o seu habitat natural.

“Para além da flora ali existente, muita dela presente nos diferentes ecossistemas existentes na serra da Estrela, existem também mamíferos e aves autóctones, bem como algumas espécies exóticas. Como tal, durante a visita, podemos observar o javali, bem como gamos, veados e uma coleção impressionante de outros mamíferos, aves e répteis”, refere o parque ecológico.

A apenas 9 km do centro de Manteigas encontra-se o Poço do Inferno, uma cascata natural com cerca de 10 metros de altura e a água, nos dias mais frios e rigorosos, chega a transformar-se em gelo. Por aqui passa a “Rota do Poço do Inferno”, um percurso com apenas 2,5 km, mas que é considerado um dos melhores da serra da Estrela.

Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere

Vale Glaciar do Zêzere

Mais a sul, no coração da serra da Estrela, entre as Penhas da Saúde e a Torre, faz-se paragem no Covão do Boi, situado acima de 1850 metros de altitude, para apreciar o magnífico monumento esculpido na rocha granítica da Nossa Senhora da Boa Estrela ou dos Pastores, com sete metros de altura.

Um programa alternativo, diferente e original, convida a uma viagem virtual em balão para observação das características da região. A experiência decorre no Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere (Tel. 275981113), na antiga Casa dos Guardas Florestais em Manteigas, com a ajuda de um simulador que recria uma viagem de balão sobre aquela área, num percurso de 13 km.

Sugere-se ainda a "Rota das Seis Lagoas", um percurso circular com cerca de 9 km que percorre seis das mais bonitas lagoas da Serra da Estrela: Lagoa Comprida, Lagoa do Covão do Forno, Lagoa do Covão do Curral, Lagoa Seca, Lagoa Redonda e Lagoa do Covão dos Conchos.

BTT na Serra da Estrela

O Centro de BTT da Serra da Estrela (Tel. 969575644), situado em Manteigas, tem uma localização privilegiada em pleno vale glaciário do Zêzere. Este centro tem como finalidade apoiar os desportistas que pretendem pedalar na Serra da Estrela. Encontram-se sinalizados cinco trilhos, com quatro níveis de dificuldade diferentes, num total de 157 km de percursos sinalizados. O Centro de BTT disponibiliza uma estação de serviço, onde é possível lavar gratuitamente a bicicleta, no final da pedalada.

Estrela Geopark

BTT na serra da Estrela

O Estrela Geopark, classificado pela UNESCO, integra a rede mundial de Geoparques, distinguindo, deste modo, o valor internacional do património geológico. Com 2216 km2, permite visitar mais de 140 locais de interesse geológico, ambientes únicos e de valor ambiental e sentir uma cultura enraizada na montanha.

No Parque Natural da Serra da Estrela, a maior área protegida nacional, descobrem-se paisagens de grande riqueza de fauna, onde se destacam a raposa, o javali, a lontra, o falcão peregrino, o bufo real. Na flora, a paisagem é marcada pelas campainhas da Estrela, assim como pelo zimbro, urze, rosmaninho e giesta. Parque associado às gentes da serra, intervém na promoção do pastoreio, produção de queijo artesanal e preservação da raça do cão serra da Estrela.

Rota das Faias

Mais do que um percurso, a Rota das Faias é uma inesquecível experiência sensitiva. É no outono que a palete de cores se torna mais impactante, mas qualquer estação é ideal para percorrer este caminho e descobrir paisagens incríveis. Ganhou este nome pelo facto do percurso, na encosta de São Lourenço, mergulhar no interior de uma densa floresta de faias - umas das maiores da Península Ibérica - plantada pelos Serviços Florestais de Manteigas no início do século XX, proporcionando uma caminhada repleta de surpresas para quem deseja conhecer a serra, as gentes e os costumes. O “PR13 - Rota das Faias”, que pode ser percorrido a pé ou de bicicleta, inicia-se na Cruz das Jugadas, a cerca de 7 km de Manteigas, e estende-se por uma espessa floresta, onde os odores a rosmaninho, hortelã-brava, alfazema e tomilho se fundem com magníficos quadros que rodeiam o olhar de quem os observa.

Passeio Verde conta com o apoio da Kia Portugal - Carro Oficial Boa Cama Boa Mesa que semanalmente, ao longo do ano de 2025, vai dar a conhecer espaços naturais, experiências e atividades na natureza. "Este projeto é apoiado por patrocinadores, sendo todo o conteúdo criado, editado e produzido pelo Boa Cama Boa Mesa/Expresso (ver código de conduta), sem interferência externa.”

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e na rede X.