Casos de Polícia

Os filhos da violência doméstica

Neste episódio, falamos dos filhos da violência doméstica. Crianças que cresceram no meio do medo. Muitas vezes foram agredidas ao tentar parar as agressões entre os pais. Menores obrigadas a fugir, a usar uma identidade falsa e que hoje, já como adultos, contam como sobreviveram a um crime que deixa marcas físicas e emocionais ao longo da vida.

Loading...

A infância de Guilherme está cheia de memórias pesadas e lugares que ficaram vazios. Quando as crianças da mesma idade brincavam no parque, Guilherme estava aprisionado pela vida.

Com apenas cinco anos deixou para trás casa, escola, família e amigos para fugir do pai. Teve um pai alcoólico e uma mãe que foi tentando esconder a violência, até sentir que corriam todos perigo de vida.

As memórias da violência vivida por Guilherme cruzam-se com as memórias de Andreia, nome verdadeiro, e também de Juliana e Miguel, nomes ficticios.

O crime de violência doméstica é aquele que mais afeta as crianças e dos que mais tem aumentado nos últimos 10 anos. Pais, padrastos ou avós estão entre os principais criminosos.

Dados da Comissão Para a Igualdade de Género mostram que até julho deste ano foram acolhidas 1.292 crianças em casas-abrigo. Uma infância saudável interrompida para 1.292 filhos da violência domestica.