O programa dos Vistos Gold já deu mais de 11 mil autorizações de residência a cidadãos estrangeiros e o dinheiro que entrou no país à conta disso ultrapassa os 6 mil e 750 milhões de euros, o equivalente ao orçamento anual do Ministério da Educação, por exemplo.
Os Vistos Gold foram criados com o argumento de que serviriam para atrair investimento estrangeiro e criar emprego. Mas, até hoje, só 22 Vistos Gold foram emitidos a 20 empresas devido à criação de postos de trabalho que se ficaram por 280 novos empregos.
É, por isso, Essencial saber onde estão estes postos de trabalho e que empresas são estas, mas o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras rejeitou divulgar estes dados à SIC. Só o fez, ao fim de mais de 2 meses de insistência, e depois de termos feito queixa à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos.
Portugal está a dar, em média, mais de três Vistos Gold por dia a estrangeiros. O programa de autorização de residência foi criado há 10 anos para criar empresas e emprego. O Essencial desta quarta-feira foi saber que empresas são estas e em que é que beneficiaram o país.