São cada vez mais os medicamentos falsificados à venda através da internet e o consumo destes produtos tem tido também uma maior procura.
As substâncias anunciadas como medicamentos ou suplementos alimentares podem ser perigosas para a saúde, mas o negócio movimenta já milhares de milhões de euros por ano.
Nos últimos 10 anos foram apreendidos cerca de 5,6 milhões de comprimidos. Quem compra não tem garantias sobre as substâncias que estão nestes medicamentos, desconhece que parte deles têm componentes que exigem receita médica e que são um sério risco para a saúde.
A lista de anúncios de curas milagrosas para os mais diversos tipos de problema é grande e a publicidade bastante agressiva. Aparece frequentemente quando se navega na internet e salta à vista mesmo que os consumidores não procurem estes produtos.
É "Essencial" perceber ao perigo a que está sujeito quem decide recorrer aos produtos que se anunciam na internet como verdadeiras poções mágicas, sem ter consciência do que está a comprar.
A SIC experimentou comprar e mandar analisar alguns destes produtos adquiridos na internet e acompanhou também o processo de controlo de entrada das encomendas em Portugal.