No "Linhas Vermelhas" da SIC Notícias, Mariana Mortágua defendeu que existe um sistema económico e judicial para ricos e para pobres, sendo a fuga de João Rendeiro, para si, prova dessa dualidade desigual.
"O que é facto é que a Justiça, com este tipo de atuações, acaba por provar, vez após vez, que existe um regime diferente. Esse regime é diferente porque a economia é diferente, e porque as próprias desigualdades dão condições a uns que não dão a outros. Rendeiro só pode fugir desta forma porque tem dinheiro escondido em offshores", diz a bloquista.
Para Mariana Mortágua, "mais ninguém conseguiria chegar a Londres, apanhar um jato privado e ir ter com a sua fortuna, ao mesmo tempo que em Portugal não paga o que deve e que escondeu o seu património".
Por isso, um regime económico e um sistema económico que permite ocultar riqueza favorece este tipo de criminosos e dificulta a aplicação da Justiça. E, por isso, desde logo, a Justiça para ricos e para pobres acontece porque há uma economia para ricos e para pobres", acrescenta.