Reportagem Especial

"Os poucos casos de prisão efetiva, o juiz estava inspirado naquele dia"

O advogado e ex-deputado Rodrigo Ribeiro leva mais de 30 anos a defender vítimas de sinistros rodoviários. Conhece bem a fragilidade do ciclista no confronto com o carro, até porque Rodrigo Ribeiro também se desloca de bicicleta na cidade de Lisboa.

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Rodrigo Ribeiro aconselha um sinistrado a contatar de imediato um advogado e exorta os políticos a apertarem mais as leis e os juízes a aplicarem penas mais pesadas quando se trata de um crime praticado por quem está ao volante de uma viatura.

Lembra que um "crime na estrada é um crime a sério e não de segunda" e constata que, por vezes, a pena atribuída é suspensa relativa a uma situação "que se fosse feita sem um volante nas mãos tinha 10 vezes mais de pena".

A PSP informa que registou, este ano, 8 infrações no que toca à obrigatoriedade de manter distância de segurança em relação aos velocípedes que circulem na mesma faixa.

Quando um condutor de carro ultrapassa um ciclista deve fazê-lo a pelo menos um metro e meio de distância.

Também este ano e até agosto, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) garante que diminuiu o número de acidentes e de vítimas mortais embora tenham aumentado os feridos.

A maioria dos acidentes foi por colisão e envolveu automóveis. Houve mais 22% de sinistros com bicicletas do que em igual período do ano passado.

Dos 1307 registados pela PSP, resultaram 9 vítimas mortais, 44 feridos graves e 1079 feridos ligeiros

No comunicado da ANSR destacam-se o excesso de velocidade e o consumo de álcool, mas nem uma palavra para infrações de normas específicas da circulação de bicicletas nas estradas.

► REPORTAGEM A DIFERENTES VELOCIDADES NA ÍNTEGRA

Ficha Técnica:

Jornalista: Catarina Neves

Repórter de Imagem: Filipe Ferreira

Edição de Imagem: David Alves

Produção: Cláudia Araújo

Grafismo: Fernando Ferreira

Coordenação: Luís Marçal

Direção: Ricardo Costa

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