No início do ano, o Parlamento aprovou uma proposta do Governo para aumentar o número de tripulantes estrangeiros nos barcos portugueses. A falta de mão de obra no setor das pescas é um problema que tem vindo a agravar-se, mas não é de agora, como mostrou a Reportagem Especial da SIC, ‘Pescadores do Fim do Mundo’, que agora relembramos.
Nas Caxinas, muitos empresários do setor contratam profissionais de nacionalidade indonésia para colmatar a falta de profissionais.
Poucos ficam e os que ficam não são suficientes.
Na Póvoa de Varzim, e nas Caxinas, em Vila do Conde, estavam, em 2019, ou por lá tinham passado, 300 pescadores indonésios.
Uns fazem do barco casa, outros têm mais sorte e dormem em terra firme.
Não há um número oficial de pescadores estrangeiros matriculados nas embarcações portuguesas de pesca, mas estima-se que sejam cerca de 600 no Norte do país, muito concentrados na zona de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.