Repórteres do Mundo

Uma carta ao Pai Natal arrepiante, um encontro emocionante e várias histórias com espírito natalício

Uma carta que deixou um influencer alemão em choque, o reencontro emocionante entre uma mãe e o filho que não via há três anos e duas irmãs que saíram de casa para terem espaço para o Pai Natal são apenas algumas das propostas do Repórteres do Mundo. Mas há mais para ver.

Loading...

“O meu desejo é que o meu avô seja castigado pelo que nos fez”

Entre as listas de desejos de muitas crianças alemãs, o pedido de uma menina de 10 anos silenciou a sala. Alexander Schönen é um influencer alemão que todos os anos recebe e responde aos desejos de muitas famílias carenciadas. Apesar de já ter lidado com situações difíceis, ficou em choque quando leu a carta.

“Não desejo muitas coisas, só peço uma que é muito importante para mim e para a minha família. O meu maior desejo é que o meu avô seja castigado pelo que fez à minha mãe, aos meus irmãos e a mim. Nós queríamos que ele percebesse o que fez de mal e que não nos magoasse mais. Seria bom que conseguíssemos rir como antigamente e simplesmente esquecer que ele nos magoou.”

O pedido e o desenho que o acompanhou foram entregues à polícia. Foi aberta uma investigação e a mãe desta criança ganhou coragem para apresentar queixa. O avô foi acusado de abuso sexual grave e de violação. O conteúdo da carta foi divulgado com o consentimento da família.

Reencontro emocionante

Janner Bonilla é soldado há 9 meses, a mãe nunca o tinha visto fardado. Há 3 anos emigrou da Colômbia para o Chile e ainda não tinha conseguido voltar a casa.

Este Natal, as Forças Armadas da Colômbia ajudaram-na a dar um presente antecipado ao filho. “Há 3 anos que não vejo o meu menino”.

Luz Dary Bonilla escondeu-se e, a meio da formação militar, o filho foi chamado. A emoção era tanta, para dar o tão desejado abraço ao filho, que teve que ser amparada pelos militares.

O reencontro ficou marcado por lágrimas de alegria e uma mensagem de incentivo a todos os soldados.

Espírito natalício está a tomar conta das estradas da Bélgica

A moda de decorar carros com luzes de Natal, que começou nos Estados Unidos, está a ganhar popularidade na Europa.

Na Bélgica, o cantor Christoff foi um dos primeiros entusiastas desta moda. Colocou uma árvore de Natal de um metro e meio no tejadilho, decorada com luzes coloridas. Christoff diz que espera trazer alegria às ruas da Flandres.

Vincent De Vogelaere também entrou no espírito natalício e decorou o seu BMW 4 com 1.500 luzes, depois de ver um vídeo no YouTube.

Irmãs saem de casa no Natal para terem espaço para o Pai Natal

Na cidade de Trnava, na Eslováquia, a casa das irmãs Budil é conhecida por uma tradição natalícia única e encantadora. Há mais de 20 anos que a família enche o apartamento com o Pai Natal, ou melhor, com milhares de figuras de São Nicolau.

A tradição começou de forma simples. A mãe das irmãs Budil ofereceu o primeiro boneco numa véspera de Natal. O gesto tornou-se num hábito e, com o tempo, a coleção foi crescendo. Agora, no mês do Natal, a família sai de casa para os Pais Natal terem espaço.

As irmãs Budil demoram mais de uma semana a decorar a casa para o Natal. A tarefa é tão demorada que Iveta Budilova tira férias para se dedicar a tempo inteiro a esta missão.

O esforço não passa despercebido aos moradores de Trnava e a casa das Budil é todos os anos um ponto de atração. Muitas pessoas tiram fotografias às janelas e as crianças pedem para visitar o apartamento.

As irmãs adoram receber os visitantes e partilhar a alegria natalícia com os outros. Dizem que é uma época de recordar, de reunir a família e de manter viva a memória da mãe através das figuras de São Nicolau.

Como uma cidade com dois habitantes atrai milhares de visitantes

Nora, na Dakota do Sul, nos EUA, tem apenas dois habitantes, mas todos os anos no Natal a pequena cidade recebe milhares de pessoas graças a Mike Pedersen.

Mike é um dos dois moradores de Nora, há quase 40 anos comprou o edifício de uma antiga loja e restaurou um órgão de tubos. Sem família para ouvir sua música, colocou um anúncio no jornal local a convidar as pessoas para cantarem canções de Natal com ele.

A resposta ao anúncio surpreendeu Mike, centenas de pessoas apareceram e todos os anos voltam para cantarem músicas de Natal.

A ideia junta agora milhares de pessoas das cidades próximas e até de outros estados como o Minnesota, o Nebraska e o Iowa.

Natal em miniatura junta artesãos no Equador

Tampas de garrafas, cascas de limão, ovos de codorniz ou sementes de eucalipto transformam-se em presépios nas mãos de Magdalena Tello.

Cada peça mede cerca de cinco milímetros e as mais baratas são vendidas por um euro.

A arte em miniatura junta artesãos num mercado de Quito no Equador. No Natal, os presépios têm lugar de destaque sejam feitos de materiais reciclados, barro ou maçapão


Mais Vistos do