Nas imediações do matadouro de Anderlecht, as autoridades belgas cumprem mais uma operação contra a venda de cigarros ilegais. Muitos dos suspeitos fugiram assim que viram os carros da polícia, três foram detidos. Além dos cigarros foram apreendidos óculos de sol contrafeitos, um dos homens reside de forma ilegal na Bélgica.
"Eles não estão aqui para comprar legumes no mercado."
Um dos detidos transportava quatro caixas de cigarros sem selo fiscal nem preço, sinais claros de falsificação. Os vendedores escondem os produtos entre carros, no lixo e até em canos de esgoto, para evitar as apreensões.
Clãs da Albânia, Argélia e França disputam o controlo da zona, gerando um ambiente de insegurança para residentes e turistas.
"Há uma verdadeira batalha territorial para alcançar o maior número de compradores possível."
Os polícias explicam que a estrutura da venda ilegal de cigarros é semelhante à do tráfico de droga e o impacto na sociedade é igualmente grave. As investigações apontam para ligações entre estas redes, que têm um objetivo comum: maximizar lucros.
Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.