Tudo começou de forma inesperada, quando Solbjørg Iversen encontrou os primeiros gnomos espalhados pelo seu relvado. Estavamos em abril de 2024 até ao final do ano contou 71 gnomos, todos colocados sem qualquer explicação aparente. Este ano, o mistério continua, com 15 novas figuras, cada uma com um estilo único, desde vikings até uma versão inspirada em Donald Trump, com o slogan "Make Gnomes Great Again". Apesar de achar os gnomos "simpáticos e encantadores", a moradora começa a questionar os limites da brincadeira.
"Não é como se alguém quisesse fazer-me mal ao trazer estes gnomos. Mas acho que tem de acabar algum dia. Não pode continuar para sempre. Tem de haver um limite para a bondade das pessoas, certo?"
A vizinha Torbjørg Jørgensen garante que não está envolvida e fala de um suspeito.
"É 100% certo que não tenho nada a ver com o mistério dos gnomos. Vimos alguém a passar por aqui uma vez, devia ser um jovem com um casaco escuro e capuz. É o caso mais emocionante do bairro."
Solbjørg Iversen suspeitou de vários vizinhos e até da própria filha, mas todos têm álibis. Chegou a ponderar se alguém teria colocado um rastreador no seu carro, dado que os gnomos aparecem quando ela está ausente.
Com drones a sobrevoar o bairro, o mistério dos gnomos tornou-se um fenómeno local, alimentando teorias e rumores. Enquanto o autor permanece desconhecido, uma coisa é certa, o jardim de Solbjørg Iversen tornou-se um símbolo de criatividade e surpresa e talvez o início de uma tradição encantada.
Repórteres do Mundo mostra as diferentes perspetivas e a diversidade cultural em reportagens das mais de 40 televisões parceiras da SIC. Sábado, às 15h30, na SIC Notícias.