As tarifas impostas pelos Estados Unidos e a imprevisibilidade das decisões de Donald Trump são alguns dos principais temas na ordem do dia a nível mundial. Quais os impactos que estas taxas podem ter no setor da Saúde na Europa?
Segundo Francisco Goiana da Silva, a Europa exporta mais medicamentos e dispositivos médicos para os Estados Unidos, do que os EUA exportam para a Europa. No entanto, alerta para a dependência europeia quanto a medicamentos específicos e inovadores que precisam ser importados do território norte-americano.
"Qual poderá ser uma possível solução? Que a Europa não aplique estas tarifas retaliatórias sobre produtos essenciais, como medicamentos e dispositivos médicos provenientes dos Estados Unidos, para que não aumentem de custo na ordem dos 25%, refere o médico e comentador da SIC.
No habitual espaço de análise na SIC Notícias, Francisco Goiana da Silva fala também da preocupação do cardeal D. Américo Aguiar face ao encerramento das maternidades no país, as declarações de Fernando Araújo sobre a demissão da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e o programa da Aliança Democrática (AD) para o setor da Saúde em período de eleições legislativas.