Todas as Artes

"Belonging" no São Luiz: 15 pessoas respondem "a quê, a quem ou onde sentes que pertences?"

"Belonging" é um espetáculo inclusivo com 15 pessoas de diferentes países a conversar sobre o sentimento de pertença. Está em cena no Teatro São Luiz, em Lisboa, até 17 de novembro.

Loading...
Em 2021, a artista Raquel André foi desafiada pela cientista Sandra Romero Hidalgo para, através da arte, discutir a importância dos genes e dos testes de ADN nas populações e o sentimento de pertença. Decidiu aceitar e escolheu 15 pessoas de diferentes países para contarem as suas histórias.
"Achei que seria mais interessante, em vez de encontrar pessoas com quem partilho ADN, encontrar pessoas a que fizesse a pergunta: 'a quê, a quem ou aonde sentes que pertences?' ", explica.
Aliu Baio é uma das histórias do documentário, mas também o músico do espetáculo. “Com este projeto, eu acabo por regressar ao meu país de origem, que é a Guiné Bissau, onde eu não ia há mais de 20 anos”.
O espetáculo pretende ser inclusivo, ao contar com legendas descritivas, língua gestual portuguesa e ainda um livro em braille e em tinta.
"Acho que a arte é isto, alcançar o máximo de pessoas possível. Ao mostrar que estes recursos estão presentes neste espetáculo, estamos a incentivar outros encenadores, outros criadores a fazer o mesmo", acrescenta o músico.
O espetáculo "Belonging" pode ser visto até 17 de novembro, no Teatro São Luiz, em Lisboa.

Mais Vistos do