Todas as Artes

90 anos de Judi Dench

A atriz britânica, que celebrou 90 anos, destacou-se no cinema, teatro e televisão e venceu dezenas de prémios, incluindo um Óscar, em 1999. No ano passado, revelou sofrer de uma doença degenerativa e deu a entender que a carreira de mais de 60 anos pode ter chegado ao fim.

Loading...

Filha de pais ligados ao teatro, Judi Dench ainda estudou design de cenários, mas acabou por se inscrever na escola de teatro, estreando-se nos palcos em 1957, como Ophelia na peça "Hamlet".

Na série Parade's End, a atriz fez uma das primeiras aparições na televisão e, depois de quase duas dezenas de filmes, em 1997, é nomeada pela primeira vez a um Óscar, com a participação no filme "Sua Majestade, Mrs Brown".

Mas foi em 1999, com apenas 8 minutos no grande ecrã, que Judi Dench venceu o Óscar de Melhor Atriz Secundária, com a interpretação da Rainha Isabel I em "A Paixão de Shakespeare".

No total recebeu oito indicações aos Óscares, ao longo dos mais de 60 anos de carreira.

A participação em dezenas de filmes tornou-a numa das atrizes mais admiradas do cinema, com personagens marcantes como, por exemplo, "M", a chefe do serviço de inteligência britânico na saga "007", papel que interpretou, pela primeira vez, em 1995 e que repetiu em sete longas-metragens, durante 17 anos.

No ano passado, Judi Dench revelou sofrer de uma doença degenerativa, que lhe terá provocado cegueira.

A atriz deu a entender que a carreira de seis décadas pode ter chegado ao fim.