Saúde e Bem-estar

Quais os efeitos da cafeína no cérebro?

As conclusões de uma investigação da Universidade do Minho mostram que melhora o controlo motor e aumenta os níveis de atenção e alerta.

Uma investigação da Universidade do Minho (UMinho) concluiu que consumidores de café têm melhor controlo motor, maiores níveis de atenção e sublinha que a cafeína tem "benefícios na aprendizagem e na memória".

Para muitos, o café é o verdadeiro despertador, o gatilho que faz disparar a atenção e aumentar o sentido de alerta.

As diferenças no cérebro, observadas em quem bebe café regularmente, foram também notadas num grupo de pessoas que não bebem café após consumirem um copo daquela bebida: "Este indicador é surpreendente, demonstrou uma capacidade do café em impor mudanças em curtos períodos de tempo e torna o café o gatilho dos efeitos", refere o texto.

A investigação usou uma tecnologia apelidada de ressonância magnética funcional (fMRI, na sigla inglesa) para comparar a estrutura e conectividade no cérebro de um grupo de pessoas que bebe café diariamente com a de um grupo de pessoas que não bebe café.

Nunca, como até agora, os efeitos do café tinham sido estudados de forma tão aprofundada.

Veja também:

  • 4:18
  • Está a pagar um valor justo pelo seu seguro multirriscos?
    8:25
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    Muitos portugueses podem estar a pagar a mais de seguros multirriscos, sem necessidade. No ano passado, o Contas-Poupança mostrou como podia fazer a conta para saber se estava a pagar o preço justo. Mas era um cálculo complicado. Agora há um simulador que em poucos minutos lhe diz quanto é que a seguradora lhe vai pagar se precisar de reconstruir a sua casa.