Saúde e Bem-estar

"Droga do riso" pode causar danos irreversíveis nos pulmões e sistema nervoso central

O consumo de óxido nitroso, conhecido como droga do risco, está a aumentar em Portugal. A falta de noção dos riscos é um dos grandes problemas. Os médicos estão preocupados porque há cada vez mais jovens com sintomas nos hospitais.

Loading...

Está a aumentar o consumo de óxido nitroso por parte dos jovens portugueses. É conhecida como a droga do riso e está a preocupar os médicos. Causa efeito de euforia e de anestesia e pode causar danos irreversíveis nos pulmões e no sistema nervoso central.

É muito usado em cozinhas profissionais, em máquinas para fazer chantilly ou espumas para o empratamento. É ainda mais usado na área da saúde como sedativo.

Há décadas que o uso deste gás passou as barreiras da indústria e da medicina.

Passou a ser considerado uma droga, a droga do riso, cada vez mais usada pelos mais novos em Portugal.

O gás que está em cápsulas ou em garrafas maiores. É colocado em balões e depois é inalado.

Com o tempo, a ciência percebeu que quando é usado recorrentemente e por longos períodos pode causar efeitos irreversíveis no corpo.

Pedro Pereira é neurologista no Hospital Garcia de Orta, em Almada. Desde 2021, recebeu oito jovens com sintomas graves.

O uso recorrente do óxido nitroso bloqueia a vitamina B12, o que pode ser um ponto sem retorno e causar graves problemas no sangue, no sistema imunitário, no sistema nervoso e nos pulmões, perda de sensibilidade nos pés, perda de força nas pernas, desequilíbrios ou dificuldades de concentração.

Neste momento, acompanha uma jovem que deixou de andar e está a tentar a recuperação há três semanas.

A falta de noção do risco é um dos grandes problemas.

Em 2022, foi considerada uma substância psicoativa. A venda do óxido nitroso para fins recreativos foi considerada ilegal.

João Goulão, do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências, reconhece que o grande problema é que a droga é legal para alguns usos, o que a torna mais acessível. Está à venda em muitos locais.

A PSP reconhece à SIC que por ser acessível é muito procurada pelos jovens na noite. A GNR nos últimos dois anos também tem registo de várias apreensões, a maioria no distrito de Faro e Setúbal.

No Reino Unido, é a segunda droga mais usada pelos jovens.