Alimentação e Nutrição

Portugal é dos países europeus que mais desperdiça comida: 180 kg/pessoa todos os anos

Em todo o país, há centenas de associações que tentam combater o desperdício. No ano passado, evitaram que mais de 8 mil toneladas de comida fossem para o lixo. Mesmo assim, os portugueses são dos que mais desperdiçam na União Europeia.

Loading...

Portugal é dos países europeus que mais desperdiça comida, 180 quilos por pessoa a cada a ano. Em todo o país, há centenas de associações que tentam combater o desperdício. Uma delas recolhe as refeições que sobram no refeitório da Assembleia da República.

Conhece os corredores da Assembleia da República tão bem ou melhor do que um deputado. Há 12 anos que António recolhe três vezes por semana, as refeições que sobram do refeitório do Parlamento. Mas a Assembleia é apenas um dos mais de mil locais, em todo o país, onde a associação Dariacordar, em conjunto com centenas de associações, recolhe alimentos, evitando que vão para o lixo.

Nos últimos 10 anos, a associação evitou o desperdício de mais de 30 mil toneladas de alimentos em Portugal, o que equivale a mais de 60 milhões de refeições, que são entregues a famílias carenciadas.

A comida que António vai buscar ao Parlamento, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, é entregue a dezenas de famílias, pela associação SolSal.

Em Portugal, as famílias são responsáveis pela maior parte do desperdício alimentar, 67% do total.

Os dados mais recentes do INE, mostram que apenas depois vem o comércio e a distribuição e a restauração e hotelaria, cada um dos setores produz 12% dos resíduos.

No ano passado, as organizações que combatem o desperdício alimentar em Portugal, como a Refood, evitaram que mais de 8 mil toneladas de comida fossem para o lixo. Mesmo assim, os portugueses são dos que mais desperdiçam na União Europeia.

Os dados mais recentes da Eurostat mostram que, em média, cada português desperdiça, por ano, mais de 180 quilos de alimentos. São mais de 10 quilos por mês, o que faz de Portugal o 4º país da Europa que mais desperdiça. O volume é quase 3 vezes superior ao de Espanha, o país europeu que menos desperdiça comida.

Em toda a Europa, todos os anos vão para o lixo 59 milhões de toneladas de alimentos, o que corresponde a perdas de mais 130 mil milhões de euros.

A União Europeia e as Nações Unidas querem reduzir o desperdício alimentar para metade até 2030.