Uma publicação na rede social X mostra uma imagem dos comboios que descarrilaram após o acidente em Adamuz, no sul de Espanha, a 18 de janeiro. No entanto, apesar de ter sido bastante partilhada pelos utilizadores, foi criada com recurso a inteligência artificial (IA).
Basta uma observação rápida para perceber que a imagem não é real. No canto inferior direito é visível a marca de água do Gemini, a ferramenta de inteligência artificial da Google.
Além disso, a imagem apresenta inconsistências evidentes em relação à realidade. Basta olhar com atenção: a frente do comboio da Iryo surge a colidir com outro da mesma operadora, quando, na realidade, o embate envolveu um comboio Alvia.
A imagem foi amplamente partilhada nas redes sociais e chegou a ser divulgada - como uma fotografia real da tragédia - por alguns órgãos de comunicação social espanhóis, como foi o caso da Cadena SER.
“Por alguns minutos, o site da Cadena SER exibiu uma imagem enviada à redação que havia sido gerada por inteligência artificial. Pedimos desculpas por publicá-la sem a devida verificação”, escreveu a emissora espanhola no X, após a publicação da fotografia.
A SIC Verifica que é...
A imagem é falsa, uma vez que foi criada com recurso a inteligência artificial, como indica a marca de água do Gemini, a ferramenta de IA da Google. Além disso, apresenta erros factuais, ao mostrar um comboio da Iryo a colidir com outro da mesma operadora, quando, na realidade, o acidente envolveu um comboio Alvia.

